Diversas pessoas encontram satisfação em analisar e compreender o corpo e a mente humana. Nesses casos, a graduação em ciências da saúde pode ser a melhor opção de carreira.Porém, com diversas opções disponíveis, a escolha pela profissão certa pode se tornar um desafio, e para auxiliar nessa decisão, este post listou alguns dos principais cursos dessa área.
Se você quer ingressar em uma graduação de ciências da saúde, continue a leitura até o final e descubra qual escolher!
Cursos de ciências da saúde
O estudo da saúde é de extrema importância para a comunidade, pois é por meio desses profissionais que o indivíduo pode manter, prevenir e recuperar o bem-estar físico e mental.
Dessa maneira, quem decide se graduar nessa área, terá que assumir grandes responsabilidades e se preparar para a dedicação aos estudos durante toda sua carreira.
Destacando que todos abordam matérias relacionadas ao corpo humano e seu funcionamento, de maneira teórica e prática, logo, vamos conhecer 8 cursos de saúde e quais são os objetivos de cada um.
Enfermagem
Com duração média de 5 anos, a graduação em enfermagem busca preparar profissionais éticos, responsáveis e humanizados para acompanhar e cuidar da saúde de pacientes.
O enfermeiro é capaz de realizar os primeiros atendimentos, garantir que o tratamento médico seja realizado de maneira correta e auxiliar médicos em cirurgias, exames e pós-operatórios.
Além disso, o profissional pode atuar em outros campos, como hospitais, centros de saúde, resgate de vítimas e atendimento domiciliar.
Farmácia
Esse curso da saúde habilita profissionais para atuar com medicamentos, fármacos e cosméticos, além do controle, análise e produção de alimentos.
Ao longo de 5 anos, os estudantes aprenderão como os compostos e as substâncias podem reagir no organismo humano a fim de encontrar soluções para distúrbios e infecções.
Outra opção para graduados em farmácia é a atuação em análises clínicas e toxicológicas.
Fisioterapia
É a área que abrange os distúrbios relacionados ao movimento humano. Por meio da Fisioterapia, é possível prevenir, melhorar e reabilitar a capacidade física e funcional.
Além disso, após 4 anos de graduação, esses profissionais poderão auxiliar na melhora de desempenho cardíaco e respiratório em pacientes acometidos por diversas doenças.
O fisioterapeuta também pode atuar em acompanhamento e reabilitação de atletas, geralmente em conjunto com outras profissões da área da saúde.
Leia também:
- Como escolher uma faculdade? A checklist da escolha certa!
- Como é o curso de Psicologia? Tudo sobre a graduação!
- Qual a diferença entre bolsas de estudo e financiamento?
Medicina
Com duração de 6 anos, o curso de Medicina é a graduação na área da saúde com maior concorrência nos vestibulares.
Essa profissão é responsável por compreender o corpo humano integralmente, focando prevenir, tratar e restaurar o seu bem-estar.
Dessa maneira, durante o curso, serão compreendidas diversas doenças, patologias, condições e transtornos que alteram o equilíbrio do organismo, assim como a análise do melhor tratamento para cada caso.
Nutrição
Essa área é voltada para a manutenção e recuperação da saúde e bem-estar por meio da alimentação. Seu curso tem duração média de 4 anos.
Após o curso de Nutrição, o profissional será capaz de prescrever dietas específicas para cada paciente ou grupo, assim como orientar em sua escolha e preparação, buscando encontrar o equilíbrio metabólico.
Quem escolhe seguir essa profissão pode realizar o acompanhamento nutricional em escolas, empresas, indústrias e spas, além de clínicas e hospitais.
Odontologia
Após 5 anos de graduação, o profissional de Odontologia é quem identifica, previne e trata de problemas relacionados aos dentes, boca e ossos da face.
De maneira geral, é ele o responsável por manter a saúde bucal, atuando em clínicas e hospitais, além de projetos sociais e escolas.
Existem diversas áreas de especialização para esses profissionais, como a odontologia restauradora, implantodontia, periodontia, traumatologia e cirurgia.
Psicologia
Área da saúde responsável por analisar o comportamento humano e suas relações com a comunidade.
O profissional de Psicologia, no mercado de trabalho, é capaz de diagnosticar e tratar doenças mentais, traumas e distúrbios por meio da análise dos fenômenos psíquicos e comportamentais.
Após a graduação de 4 anos, o psicólogo terá métodos e meios para realizar toda a análise por meio da conversa, da observação e do contato direto com o paciente.
Educação Física
É uma área da saúde responsável pelo estudo e compreensão das práticas corporais.
Os profissionais dessa área podem auxiliar na promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde por meio do movimento e atividades físicas.
Sua graduação é realizada em 4 anos e pode ser com grau de licenciatura ou bacharel.
Por fim, podemos concluir que, além da dedicação e a responsabilidade do profissional serem fundamentais, a escolha de uma boa instituição de ensino superior pode favorecer a formação qualificada, sendo de extrema importância analisar sua grade curricular, seu corpo docente e sua infraestrutura.
Se você pretende realizar uma graduação na área, acesse o e-book “Como ingressar na área da saúde? Um guia preparatório” e saiba como se planejar!