Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

Área da saúde, um mercado que está sempre em oferta, entenda!

Por FPS

Se você já pensou em se graduar em um curso da área da saúde, certamente já parou para refletir sobre o contexto do mercado de trabalho desse segmento. Não é para menos, afinal, antes de escolher uma profissão é fundamental ter atenção às possíveis oportunidades.

Há algo que podemos afirmar: o mercado está sempre em oferta e, neste texto, você vai entender o porquê. Continue a leitura!

A importância dos profissionais de saúde

Aconteça o que acontecer, o bem-estar individual e coletivo deve ser colocado em primeiro lugar, o que envolve o cuidado com questões econômicas, físicas e emocionais. Esses aspectos estão interligados, mas os dois últimos recaem, principalmente, sobre os profissionais da área da saúde.

São eles, nas mais diversas categorias, os responsáveis por colocar a “mão na massa” em prol do pleno funcionamento das funções do organismo, dos membros do corpo e da mente humana. Tamanha importância fica ainda mais evidente diante de situações como a que vivemos atualmente: a pandemia do novo coronavírus.

Na linha de frente do combate à doença, médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais do ramo vêm se desdobrando para salvar vidas e recuperar pacientes que sofrem sequelas.

O trabalho é árduo mesmo fora desse cenário atípico, já que o profissional é encarregado de diagnosticar e tratar variadas doenças, atuando com respeito, ética e empatia, somados ao saber científico.

A sociedade necessita de indivíduos aptos a tratar da saúde bucal, saúde mental, estimular os movimentos do corpo e atividades físicas, realizar intervenções cirúrgicas, manipular medicamentos, elaborar estratégias de alimentação, e tantas outras funções associadas ao ramo.

Portanto, quem trabalha cuidando da saúde das pessoas merece todo o reconhecimento, e a demanda por esses especialistas é praticamente inesgotável.

Veja também:

As opções no mercado de trabalho

Quem ingressa em um curso de graduação costuma ter duas grandes motivações: adquirir conhecimento em um campo de interesse e se profissionalizar para trabalhar no ramo. Em um curso de saúde não é diferente, e as oportunidades dentro dessa ampla esfera são diversas.

Conheça algumas possibilidades de atuação das principais formações na área da saúde:

  • Enfermagem: clínicas, hospitais, postos de saúde, home care, escolas;
  • Farmácia: serviços públicos, drogarias, indústria de manipulação de medicamentos e cosméticos, hospitais;
  • Medicina: assistência hospitalar diária, urgência e emergência, saúde pública, saúde da família;
  • Nutrição: hospitais, clínicas, consultórios, home care, SPA, saúde pública, vigilância sanitária, alimentação coletiva, nutrição esportiva;
  • Odontologia: consultório particular, unidades do SUS, clínicas de estética;
  • Fisioterapia: clínicas, ambulatórios, centros de reabilitação, saúde coletiva;
  • Psicologia: clínicas, escolas, empresas, ramo esportivo, jurídico, saúde pública;
  • Educação Física: atenção básica de saúde, promoção de atividades físicas em postos de saúde, academias, clubes esportivos.

Além disso, qualquer um desses cursos permite que o estudante siga o caminho acadêmico-científico, seja em pesquisas ou na docência. Isso significa que quem escolhe uma graduação em saúde pode transitar por uma vasta lista de alternativas.

FPS_CTA_Banner_Como_descobrir_qual_e_o_melhor_curso_na_area_da_saude

Formação de equipes

Além das variadas opções de campos de atuação, outro aspecto que expande a oferta do mercado na área da saúde é a formação de equipes multiprofissionais. Seja em hospitais da rede privada de planos de saúde ou no SUS, você pode atuar – e provavelmente irá – junto a outros profissionais.

A habilidade para trabalhar em equipe é um dos aspectos de maior importância no perfil de quem passa por um processo seletivo para um curso superior em saúde. A boa notícia é que pode ser desenvolvida com ajuda das próprias instituições de ensino ao longo de sua formação.

 

E as vagas no mercado de saúde?

Temos uma ótima notícia! Segundo um levantamento realizado pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), o número de vagas na área da saúde cresceu. Foi registrado aumento de 17% no primeiro trimestre de 2021.

As oportunidades de emprego no mercado de saúde nos três primeiros meses deste ano chegaram a 2.772. No mesmo período do ano passado, o número era de 2.353 vagas disponíveis.

Conheça os nossos cursos

 

Especializações

Outra razão que leva o mercado de trabalho da área da saúde a sempre ter oferta são as especializações oferecidas em cada graduação. O curso é a porta de entrada para a profissão, mas a pós-graduação é que vai determinar a especialidade do seu trabalho.

Ao concluir a especialização, você se torna um profissional altamente qualificado e pode atuar tanto na sua área de formação geral quanto na específica, o que expande suas chances no mercado de trabalho.

Conheça algumas opções de pós-graduação:

 

Preparo para o mercado de trabalho

Uma boa faculdade de saúde é aquela que prepara o estudante para enfrentar situações reais de forma humanizada, com ética e competência. Isso depende do método pedagógico adotado pela instituição de ensino e das oportunidades de práticas ao longo da formação.

Nesse sentido, o estágio supervisionado cumpre um papel essencial quando se trata do preparo dos profissionais de saúde. O estágio obrigatório é a maneira mais adequada de contextualizar o profissional na realidade da área da saúde, fornecendo-lhe a possibilidade de trabalhar suas deficiências e aprimorar suas virtudes antes de obter o diploma. O mesmo vale para as vivências em laboratórios.

Outra possibilidade de prática é relativa à metodologia, sendo a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) a de maior impacto nos saberes teórico e prático do estudante. O aluno que passa pelo ensino superior tendo a chance de buscar soluções para problemas reais possui um diferencial para se destacar no mercado.

Sem dúvida, as oportunidades de trabalho sempre estarão presentes para os egressos de uma faculdade de saúde que dispõe desse modelo pedagógico.

De fato, o mercado na área da saúde está sempre em oferta devido à enorme importância dos profissionais para a população. Também é verdade que o caminho percorrido durante a graduação faz toda a diferença, podendo ampliar suas oportunidades de trabalho.

E já que esse tema é extenso, que tal acessar um material ainda mais completo? Confira: Mercado de trabalho na área da saúde: um guia de tendências!

FPS_CTA_Mercado_de_trabalho_na_area_da_saud

 

Tags: área da saúde

Posts Relacionados

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news