Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

Como é o curso de Enfermagem? Tudo sobre a graduação!

Por FPS

Antes de iniciar na graduação, é importante saber cada detalhe sobre o curso escolhido, concorda? Por isso, viemos lhe contar como é o curso de Enfermagem, qual é a duração do curso, onde o profissional pode atuar e onde tem curso de Enfermagem.Se você tem aptidão para cuidar de pessoas e quer obter uma formação diferenciada para trabalhar na área da saúde, essa faculdade é ideal para você! Continue a leitura deste artigo e saiba tudo sobre o curso de enfermagem da FPS!

O que faz um profissional de Enfermagem?

A Enfermagem é a ciência do cuidado integral e integrador em saúde. O enfermeiro tem como característica ser um profissional proativo, que assume um papel cada vez mais decisivo na identificação das necessidades do indivíduo, da família e da comunidade em suas diferentes dimensões. 

Antes de saber como é o curso de Enfermagem, vamos explorar mais um pouco quais são as atividades de quem trabalha na área.

E-book de EnfermagemO profissional de enfermagem cuida dos pacientes com bases no rigor científico, ética e um olhar humanizado. Seu trabalho envolve uma equipe multidisciplinar e interprofissional, como farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos dentre outros.

Na prática, o enfermeiro é o profissional responsável pelo cuidado dos pacientes em primeira instância. Atua prestando assistência de enfermagem, em gestão de serviços, e gestão da equipe de Enfermagem em todos os níveis de atenção à saúde.

E aí, já está pensando em fazer um curso de Enfermagem em Recife? Confira o que a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) tem a oferecer!

Leia também

Como é o curso de Enfermagem?

A pergunta mais comum feita por quem se interessa pela carreira é: quanto tempo dura a faculdade de Enfermagem

Na FPS, são 5 anos de graduação divididos em 10 períodos, que correspondem a 4.430 horas no total.

O estudante se forma com o título de bacharel após cumprir todos os componentes curriculares propostos na matriz curricular contada no projeto pedagógico do curso e apresentar seu trabalho de conclusão. Trata-se de um curso da área das Ciências Biológicas que oferece possibilidades abrangentes de atuação muito além do atendimento em hospitais. 

Você sabia que um enfermeiro pode trabalhar em escolas ou até mesmo na perícia?

O curso de Enfermagem da FPS é composto por unidades curriculares de conteúdos teóricos e práticos, além dos estágios supervisionados que conta com uma carga horária superior à exigida pelo MEC. Aliás, nossos alunos têm contato com a vivência da prática profissional desde o 1º período em práticas em atenção primária, nos diversos cenários, seja nas Unidades Básicas de Saúde da Família, instituições de longa permanência entre outros. 

Já no primeiro período do curso, o estudante vivencia sua primeira atuação em simulação realística em urgências e emergências pré-hospitalares. 

A partir do 4º período, essa vivência da prática profissional passa a ser experienciada no Hospital Ensino IMIP, onde desenvolve suas competências diante de situações reais.

Para saber um pouco mais sobre como é o curso de Enfermagem, conheça também a nossa matriz curricular.

FPS_CTA_Banner_Como_descobrir_qual_e_o_melhor_curso_na_area_da_saude

Qual é a grade curricular?

A matriz curricular do curso de Enfermagem da FPS é disposta em 5 eixos temáticos, que são:

  • Bases biológicas do processo saúde doença em saúde/enfermagem;
  • Bases humanas e sociais e suas dimensões sobre processo saúde-doença;
  • Bases teórico-metodológicas do trabalho de enfermagem;
  • Processo assistir/intervir e gerenciar da enfermagem;
  • Processo ensinar/aprender e investigar da enfermagem.

Cada um desses eixos envolve módulos específicos que vão de acordo com o avançar do aluno na graduação, sem sobreposição de conteúdos.

Alguns dos módulos ofertados são: Enfermagem nas urgências e emergências pré-hospitalares, Linguagem diagnóstica de Enfermagem e Políticas de atenção à mulher e gênero.

Os alunos também estudam o Exercício da Enfermagem na saúde de indivíduos de todas as faixas etárias, além de três módulos dedicados à Saúde Coletiva e determinantes sociais.

E não poderiam faltar as aulas práticas nos laboratórios, sendo os principais: os laboratórios de Anatomia I e II e os Laboratórios da Prática de Cuidar 1 ao 8.

Bom, agora você já sabe como é o curso de graduação de Enfermagem, então, chegou a hora de entender melhor o mercado de trabalho para os enfermeiros!

Como é o mercado de trabalho?

Não é novidade que o profissional de Enfermagem pode atuar em diversos campos, por isso, a profissão é tão valorizada.

Apesar da alta concorrência, é um mercado verdadeiramente promissor, já que a categoria passou por expansão das áreas de atuação. Uma modalidade recentemente regulamentada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) é a de enfermeiros autônomos, que podem atender em seus consultórios particulares.

O enfermeiro tem amplas possibilidades de trabalho:

  • Atendimento em hospitais, postos de saúde, ambulatórios e clínicas;
  • Atendimento em domicílio ou home care;
  • Enfermagem de resgate;
  • Enfermagem do trabalho;
  • Gestão de unidades hospitalares e Gestão Pública;
  • Auditoria dos serviços de saúde;
  • Pesquisa Clínica;
  • Enfermagem forense;
  • Enfermagem estética;
  • Enfermagem em práticas integrativas; 
  • Enfermagem em estomaterapia e complementares; 
  • Docência e pesquisa;
  • Empreendedorismo.

O curso de graduação possibilita a continuidade do aprendizado ao dar a oportunidade do egresso realizar programas de pós graduação lato sensu (especialização, residência), stricto sensu (mestrado e doutorado)

Quanto ganha um enfermeiro?

Quem se interessa por saber como é o curso de enfermagem também tem curiosidade em relação ao salário de um profissional da área. O salário do enfermeiro é, em média, R$ 3.409,68 com carga horária semanal de 30 a 40h, aproximadamente.

O curso de enfermagem vale a pena?

Se você está se perguntando quanto custa um curso de Enfermagem e se realmente vale a pena o investimento, não tenha mais dúvidas. De acordo com uma pesquisa do Cofen, 57,4% dos profissionais se formaram em instituições privadas e outros 21% não conseguem emprego por falta de experiência profissional.

Aqui, na FPS, temos: metodologia ativa, currículo integrado, corpo docente capacitado, garantia de prática profissional desde o 1º período, hospital escola conveniado, simulação realística, laboratório de libras e de inglês. Essas atividades favorecem a proatividade e o desenvolvimento de competências de comunicação, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, atributos essenciais para o êxito em processos seletivos para o primeiro emprego.

A graduação em enfermagem é cheia de possibilidades, inclusive quanto ao processo seletivo. Já pensou em solicitar um financiamento estudantil?

Faça sua inscrição na FPS agora mesmo e venha conhecer de perto como é o curso de Enfermagem!

Inscreva-se aqui!

Tags: como é o curso de enfermagem

Posts Relacionados

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news