Como escolher uma faculdade? A checklist da escolha certa!

A princípio, quando concluído o Ensino Médio, surge o desejo de ingressar no ensino superior e, junto com ele, algumas dúvidas sobre qual faculdade escolher.É importante que a graduação seja capaz de oferecer um ensino de qualidade para seus alunos e prepará-los de maneira eficiente para o mercado de trabalho.

Pensando nisso, listamos alguns itens para te ajudar a descobrir como escolher uma faculdade!

Se você quer fazer essa escolha e não se arrepender depois, leia este post agora mesmo!

Como escolher uma faculdade?

Diferentemente da Educação Básica, em que estudamos um pouco sobre diversas áreas do conhecimento, na hora de entrar em uma faculdade, precisamos escolher o assunto que mais nos interessa.

Constantemente, a dúvida sobre qual área seguir pode afetar quem pretende ingressar no ensino superior, sendo assim, existe um método para facilitar a decisão de qual faculdade escolher: teste vocacional.

Nele, é possível descobrir quais opções de cursos são recomendadas para cada pessoa por meio dos seus gostos, habilidades e características individuais.

Porém, após isso, também será necessário decidir em qual instituição de ensino realizará a graduação escolhida. Nesses casos, alguns itens são fundamentais para identificar uma faculdade qualificada.

faculdade

Corpo docente

São os professores que guiarão sua jornada pela graduação, e saber suas qualificações e experiências pode ajudar na hora de decidir como escolher uma faculdade.

Esses profissionais têm grande responsabilidade pelo ensino ministrado e, muitas vezes, servem de apoio para a realização de pesquisas e atividades de extensão.

Por isso, pesquise quem são eles e quais as suas experiências profissionais e acadêmicas, como mestrado e doutorado. Essas informações são comumente disponibilizadas nos sites das instituições de ensino superior.

Infraestrutura

É válido que se analise como será o local em que vai passar boa parte do tempo nos próximos anos.

Apenas salas de aula adequadas não são suficientes para uma instituição de ensino superior. Além disso, é necessário verificar se ela dispõe de laboratórios e demais locações para que as aulas práticas também sejam desenvolvidas adequadamente.

Pesquise sobre os aparelhos e suportes necessários para as atividades do seu curso e confira se são disponibilizados pela faculdade que deseja ingressar.

Por exemplo: para quem deseja cursar medicina, é fundamental ter acesso a laboratórios especializados para a realização de aulas como anatomia, fisiologia e estudo celular.

Nesse sentido, a Faculdade Pernambucana de Saúde oferece toda infraestrutura necessária para o melhor aprendizado teórico e prático, desde os laboratórios especializados até o acesso ao IMIP (Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira), sendo uma excelente opção de faculdade de medicina em Recife.

FPS_CTA_Como_descobrir_qual_e_o_melhor_curso_na_area_da_saude

Mercado de trabalho

De modo geral, quem ingressa em um curso superior deseja se especializar na área e adquirir conhecimento para entrar no mercado de trabalho, de preferência, logo ao receber seu diploma.

Sendo assim, as ferramentas que a instituição oferece para que isso aconteça de forma rápida e eficaz pode favorecer — e muito — esse ingresso.

Programas de estágio, cursos de extensão e políticas que favoreçam a empregabilidade são comuns em faculdades, e ter acesso a eles pode fazer a diferença no início da carreira profissional.

Apoio ao aluno

A princípio, nenhuma faculdade conseguiria funcionar sem alunos e, por isso, eles são a peça fundamental do ensino superior.

Desse modo, o apoio que a instituição oferece para que seu aluno adquira conhecimento, esteja satisfeito com o curso e tenha suporte em suas atividades é de extrema importância, até mesmo na hora do processo seletivo.

Como exemplo, podemos citar dois métodos adotados pela Faculdade Pernambucana de Saúde:

ABP – Aprendizagem Baseada em Problema

Por meio desse método, os alunos podem vivenciar situações reais que encontrarão em sua rotina profissional, favorecendo o trabalho em equipe e a comunicação. A FPS é a única faculdade de saúde que utiliza a Aprendizagem Baseada em Problemas em toda região Norte-Nordeste.

Apoio psicopedagogo

Esse serviço oferece auxílio para o aluno que desejar utilizá-lo durante os cursos de graduação. Realizado por psicopedagogos e psicólogos, o apoio psicopedagógico pode amparar estudantes que tenham dificuldade nas rotinas de estudo ou na gestão de tempo, por exemplo. Dessa maneira, a organização e a motivação podem ser favorecidas e o ensino se tornar ainda mais consistente.

Conheça os nossos cursos

A escolha certa!

Criada em 2005, a Faculdade Pernambucana de Saúde é a escolha certa para quem se interessa pelos cursos da área da saúde.

Por meio de um corpo docente altamente qualificado, essa faculdade em Recife está preparada para dar suporte e orientação profissional para seus alunos.

Além disso, a infraestrutura disponibilizada para os cursos de saúde favorece e estimula o aprendizado prático. O aluno tem acesso a laboratórios especializados, biblioteca, anfiteatros e contato com a prática desde o início da graduação.

Juntamente com isso, para que o ensino seja ainda mais eficiente, a Faculdade Pernambucana de Saúde estipula uma capacidade máxima de 12 alunos por turma, possibilitando um ensino mais focado e individual.

Sendo assim, entendemos como escolher uma faculdade e a importância disso para realizar uma graduação de excelência. A instituição deve, acima de tudo, preocupar-se com seu aluno e oferecer suporte para que ele se destaque no mercado de trabalho, seja por qualquer meio que favoreça o ensino

Se você pretende realizar um curso de saúde, acesse o e-book “Como ingressar na área da saúde? Um guia preparatório!

como ingressar na área da saúde

Tags: como escolher uma faculdade