Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

Como estudar para Medicina? As 7 melhores dicas para passar!

Por FPS

Devido às boas oportunidades do mercado de trabalho e impacto no processo histórico social brasileiro, não é surpresa que o curso de Medicina ainda permanece entre os mais concorridos (se não o maior) nos vestibulares pelo país. Por isso, entender como estudar para medicina é crucial, já que apenas as aulas não dão conta da excelência necessária para as provas.

A preparação para o vestibular é fundamental. É necessária uma rotina de estudos, com um cronograma de estudos definido para disciplinas que exigem mais atenção.

Por isso, entender como passar em medicina é o primeiro passo para compreender onde o vestibulando está se metendo e que isso exigirá mais do que em outras áreas. Principalmente quanto à quantidade de estudo necessária.

Nesse sentido, para que o objetivo seja alcançado estudando sozinho, preparamos algumas dicas para você passar pelos processos seletivos e entender como ingressar na faculdade de medicina! 

 

1. Faça cronogramas de estudos Medicina

Execução, repetição e memorização são estratégias bem delineadas no processo de aprendizagem, mas que exigem um constante esforço próprio ao estudar sozinho, principalmente num nível de excelência nas disciplinas..

É necessário para, além de definir e limitar o que será estudado, compreender até onde nosso próprio corpo pode ir. A Medicina requer uma compreensão maior em química e biologia, porém, as outras disciplinas do Ensino Médio necessitam de muita atenção também.

Aprender como estudar para medicina sozinho exige um cuidado e atenção na montagem de seu calendário. São disciplinas variadas que exigem o melhor na hora da prova e ao mesmo tempo é necessário um tempo livre!

 

2. Cuide de sua saúde mental

Nós não somos máquinas de automação e não temos um cérebro parecido com computador de memórias infinitas. Somos seres que precisamos entender nossas próprias complexidades e uma delas é a nossa saúde.

Saúde se trata de corpo saudável, que se reconhece, se compreende, está em constante harmonia com a própria vida. Não adianta estudar e acumular informação sem estar saudável.

Nosso corpo exige descanso, boas noites de sono. Ansiedade e estresse aparecerão e é nossa tarefa reconhecer nossos limites, irmos um pouco além, mas negociarmos com nossa própria vida para compreender o que ela exige da gente.

Muitas vezes, algumas noites de sono bem dormidas, horas de descanso e prazer podem ser mais benéficas para o próprio estudo do que olhos cansados e mente estafada de tantas horas de exercício. Compreenda seus limites e dialogue com eles. Paciência é uma virtude necessária neste momento! 

Veja também:

3. Crie seus espaços de estudos

É necessário, para seu corpo, espaços diferentes de relaxamento e de estudo. Por isso, compreenda e prepare locais funcionais que atendam à sua complexidade de estudos.

Nestes espaços, sua atenção e condição de existência estarão voltadas ao seu principal objetivo. Sua dedicação será feita para aquela meta. Entretanto, nos espaços que isso não ocorrer, você terá seus momentos de lazer, também necessários para estimular outras partes de seu corpo e se manter saudável. 

Medicina

 

4. Fale com alguém de confiança

O que estudar para passar em Medicina é a grande questão para a construção de seu cronograma. Por isso, falar com os professores e tutores sobre a carga exigida e em como aperfeiçoar os conhecimentos é importante.

Principalmente pelas diferenciações em como passar em Medicina pelo Enem utilizando a nota ou em outras formas de vestibulares, pois exigem compreensões distintas quanto à própria prova. Se aprofundar nas ciências da natureza estudando sozinho é fundamental e exige estratégia com as informações solicitadas para não se transformar em um monstro.

É fundamental humildade para reconhecer que há pessoas mais preparadas que enxergam os padrões das provas e temas mais visíveis. Medicina é um curso concorrido e qualquer ajuda se torna necessária. 

5. Conheça como é a prova de Medicina

É necessário, a partir do que foi falado principalmente das ajudas, recolher o máximo de informações possíveis dos processos seletivos que serão feitos. Por isso, conhecer as provas já feitas, conversar com ingressantes e até fazê-las se torna um caminho para compreender qual estratégia adotar.

Os vestibulares contam com funções e algumas características baseadas em disciplinas (componentes curriculares), principalmente quanto ao que é destacado em seu curso. Portanto, conheça o lugar e o que te aguarda no dia do vestibular.

 

6. Treine a redação

A redação tem um peso grande na maioria das provas. Por isso, se atente em dedicar um tempo exclusivo para construção de ideias e aperfeiçoar sua construção de argumentos, para acentuar suas condições no dia da prova.

 

7. Revise os assuntos!

Muitas vezes, passamos pelo Ensino Médio sem o devido cuidado e atenção que é necessário para passar no vestibular pela primeira vez. Caso esteja se preparando após esta época, revise suas anotações e cadernos a fim de tirar o máximo que puder de sua memória subjetiva.

Além disso, podem ter diferentes questões e perspectivas que não foram percebidas naquele momento e podem contribuir para seu aprendizado hoje.

Curioso para saber como são as aulas do curso de Medicina? Preparamos um conteúdo que você pode conferir no “Faculdade de Medicina: metodologia e práticas do curso!

Faculdade de Medicina: metodologia e práticas do curso!

Tags: como estudar para medicina

Posts Relacionados

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news