Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

Como fazer um cronograma de estudos para entrar na faculdade?

Por FPS

À primeira vista, todo o conteúdo exigido na hora de fazer o vestibular pode assustar. Por isso, elaborar um cronograma de estudos é o primeiro passo para quem deseja entrar na faculdade.

Nele, é possível ter controle sobre quando e como aprender toda a matéria necessária, além de favorecer a concentração e a disciplina. 

Pensando nisso, elaboramos este post para ajudar você a entender como montar um plano de estudo. Leia até o fim e conheça as dicas de como passar no vestibular!

 

O que é um cronograma de estudos?

Em suma, é uma ferramenta de planejamento que pode se moldar de acordo com suas necessidades. Por meio dele, é possível definir uma rotina e estabelecer os conteúdos, os horários e o tempo dedicados ao aprendizado.

Nesse sentido, a maioria dos estudantes que desejam entrar na faculdade tem dois objetivos principais para aderir ao cronograma de estudos: Enem e vestibulares.

Uma planilha de estudos organizada pode auxiliar na hora de estudar para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), já que a prova aborda diferentes assuntos sobre diversas disciplinas, sendo necessária a revisão de muitos conteúdos. É necessário, também, pesquisar tudo sobre o Enem e entender como funciona esse exame. 

Sobretudo, é importante lembrar que cada um tem seu ritmo de aprendizado e, por isso, esse cronograma é realizado de maneira individual. Ou seja, mesmo que períodos de estudo sejam realizados em grupo, cada um terá o seu planejamento.

Alguns passos essenciais devem ser obedecidos na hora de elaborar esse plano de estudo:

 

Conheça sua rotina!

Não será útil estabelecer um cronograma de estudos que não se encaixa em sua rotina. Sendo assim, é necessário determinar quais são os horários livres que podem ser aproveitados.

Em primeiro lugar, anote todos os compromissos fixos, como trabalho e atividades físicas. Também é válido calcular o tempo para atividades básicas, como comer, dormir e o descolamento.

Coloque tudo isso no papel!

Às vezes, pode parecer bobagem, mas quando conseguimos visualizar nossa rotina, também conseguimos encaixar melhor nossos estudos a ela.

Conheça os nossos cursos

Defina seus horários

Agora que sabe seu tempo livre, pode estabelecer os períodos de aprendizado. Nesse momento, vale ressaltar que não é necessário passar horas debruçado em livros e cadernos. Um bom cronograma de estudos facilita que você tenha acesso ao conteúdo programado apenas obedecendo aos períodos estipulados.

Estabeleça os horários de estudo e o distribua de acordo com os assuntos que deverá aprender. Além disso, pesquise se alguma matéria terá peso maior no vestibular e, se houver, dedique mais tempo a ela, assim como deve ser feito com as mais difíceis.

É importante que os horários estabelecidos sejam respeitados. Por isso, controle também o tempo nas redes sociais, para que não seja uma distração frequente e atrapalhe os ciclos dos estudos.

FPS_CTA_Banner_Como_descobrir_qual_e_o_melhor_curso_na_area_da_saude

Descanse

Ter momentos de descanso e lazer é de extrema importância e devem ser incluídos no cronograma.

Nesse sentido, ter uma boa noite de sono, com, aproximadamente, 8 horas, pode contribuir para o aprendizado, por isso, nada de ficar estudando até tarde e dormir pouco. 

Além disso, períodos dedicados ao lazer podem ajudar a descansar e tirar a tensão provocada por essa rotina. Sendo assim, reserve um dia inteiro do final de semana para se divertir e nem pense em chegar perto de livros e cadernos até que ele acabe. 

Ao final do processo, o cronograma de estudos deverá conter todas as informações necessárias, por exemplo:

Compromissos fixos:

  • Aula: 7h30 às 12h.
  • Almoço: 12h30 às 13h.
  • Descanso: 13h às 14h.
  • Jantar: 18h30.
  • Dormir: 22h.

Horários de estudo:

  • 14h às 15h50: matemática.
  • 16h10 às 18h: português.
  • 19h30 às 21h: refazer simulado de geografia.

Esse modelo pode ser seguido para elaborar a rotina de todos os dias, montado de acordo com seus horários e compromissos.

 

Dicas para estudar

Além de montar um cronograma de estudos, outros fatores podem contribuir para que o aprendizado seja mais eficiente. Confira algumas dicas de como estudar para o vestibular.

E se você pretende realizar um curso de saúde, acesse o e-book “Como ingressar na área da saúde? Um guia preparatório e conheça dicas específicas para esse caso.

 

Tenha um local apropriado

Não é apenas na rotina que é necessário ter organização. Um local de estudo bagunçado pode prejudicar a concentração. Por isso, estabeleça um lugar fixo, iluminado e deixe ao seu alcance tudo — e apenas — aquilo que será útil, como livros, cadernos, canetas e resumos. Fique longe de televisões e rádios.

 

Crie suas estratégias de estudo

Cada pessoa pode descobrir meios de fazer com que o conteúdo aprendido seja melhor absorvido, e, geralmente, essa característica é descoberta durante as horas de estudo.

Por isso, explore hábitos como escrever, grifar, ler em voz alta ou qualquer outro que pareça uma boa ideia na hora de memorizar as matérias e, assim, descubra o que funciona para você.

 

Revise a matéria

É recomendado que o cronograma de estudos seja feito com antecedência, possibilitando que o estudante tenha tempo suficiente para aprender todos os conteúdos. Por isso, fazer revisões periódicas por meio de resumos ou mapas mentais pode ajudar você a lembrar de todos os assuntos abordados.

Outra importante dica é realizar simulados com base em provas anteriores. Isso, além de melhorar a preparação, auxilia a compreender como os assuntos podem ser cobrados. 

Por fim, agora que conhecemos as dicas de como passar no Enem ou no vestibular, podemos afirmar a importância de se estabelecer uma rotina de aprendizado. O cronograma de estudos é uma excelente ferramenta para esses períodos e podem trazer diversos benefícios para o estudante. 

Se você pretende ingressar no ensino superior, acesse “Como descobrir qual é o melhor curso na área da saúde?"

FPS_CTA_Como_descobrir_qual_e_o_melhor_curso_na_area_da_saude

 

Tags: cronograma de estudos

Posts Relacionados

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news