Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

Como são as aulas de nutrição? As 4 maiores curiosidades!

Por FPS

Atualmente, a carreira de nutricionista tem passado por diferentes dimensões de aprendizados e experimentações no cotidiano. Com uma crescente busca da população por hábitos mais saudáveis e uma maior preocupação com a saúde de forma geral, as aulas de nutrição na graduação passaram a compor um módulo (disciplina) em diferentes áreas do conhecimento, com o intuito de atender às necessidades atuais da área da nutrição e mercado de trabalho.

Durante a pandemia, viu-se a preocupação de cuidar da própria saúde, e isso começa pela parte da alimentação de formas de preparo dos alimentos. Por isso, a procura pelo curso de Nutrição aumentou nos últimos anos; ela passou por mudanças necessárias e, hoje, conta com um panorama de altíssima notoriedade.

Pela questão social, pelas mudanças quanto à vida e aos tipos de emprego disponíveis, o curso de nutrição tem sido palco de questões problematizadas.

O veganismo e o vegetarianismo, por exemplo, tornaram-se questões, assim como a ética e a ideologia, que também trouxeram outras perspectivas aos estudos frente à necessidade de se abarcar outras demandas que existem nos dias de hoje, mas que não condizem com o que ocorria há anos. Com a questão da pirâmide etária brasileira, a nutrição geriátrica tornou-se outro tipo de destaque enfrentado no mundo contemporâneo.

Como é a faculdade de Nutrição? 

O curso funciona por 4 anos, dividido em 8 períodos. Na graduação em Nutrição, há matrizescurriculares que se estendem desde a ética até questões biotecnológicas quanto à produção dos alimentos através da tecnologia dos alimentos. Ao fim, ao mesmo tempo que se faz um estágio supervisionado, tendo o  trabalho de conclusão de curso que pode ser construído ao longo do curso, possibilitando ao nosso estudante vivenciar as etapas de construção de uma pesquisa científica .

Aqui, você confere tudo sobre a faculdade de Nutrição!

Veja também:

1. O que nutrição estuda?

O curso de Nutrição te prepara para compreender o tamanho da importância do profissional que atua nessa área. Desde o primeiro período, há um cuidado com a questão moral e ética relacionada a esse tipo de atuação e formação humanizada desse futuro profissional da área de saúde. Por isso, no curso de Nutrição, a matriz curricular conta com diferentes tipos de execuções.

O que é estudado na faculdade de Nutrição se encontra no reconhecimento das escolhas sociais dos indivíduos dentro de um contexto nutricional da realidade regional e epidemiológica da população atual e suas realidades históricas.

Com a atualização dos processos de consumo atuais, a área exige uma profissionalização que se volte a diferentes dimensões dos indivíduos. As partes esportiva, clínica, social e coletiva estão disponíveis e elencadas em diferentes nichos que necessitam de profissionais no campo de atuação.

Curso de Nutrição

2. Como é a faculdade de Nutrição?

O estudante vivencia, desde o início do curso, módulos teóricos e habilidades práticas (laboratórios, vivência da prática em cenários reais de atuação do nutricionista) sempre articuladas concomitantemente, começando com conteúdos mais gerais como anatomia, fisiologia, para que possa entender o funcionamento do corpo humano, assim como dentro da contextualização de como o nosso corpo faz para digerir e absorver todos os nutrientes que são ingeridos através dos alimentos, como calcular as necessidades energéticas básicas para uma pessoa saudável, as leis básicas da alimentação e a bioquímica dos alimentos.

Em seguida o estudante começa a ter contato com conteúdos mais específicos de nutrição voltados para os diferentes ciclos da vida, assim como cálculos de dieta para situações específicas de patologias, pessoas fisicamente ativas, atletas, cálculos de plano alimentar baseados no conhecimento da nutrigenética e nutrigenômica, vivenciam também o conhecimento do controle de qualidade de alimentos, através das Boas Práticas de Fabricação e da Microbiologia dos Alimentos, assim como todas as transformações que acontecem nos alimentos através da manipulação, armazenamento, e cozimento pela ciência da técnica dietética e da tecnologia dos alimentos.

3. O que se faz na faculdade de Nutrição?

Como uma das poucas profissões que ainda têm esse privilégio, a graduação de Nutrição está focada e elencada na questão própria da alimentação também. Mesmo com a gestão de pessoas, as práticas sociais vividas e éticas, os processos de construção e criação de produtos passam pela qualidade do nutricionista.

Nutrição é compreender a realização própria de uma condição de sobrevivência. Em um mundo com defasagem na organização dos indivíduos que passam fome, essa profissão tem sido crucial para compreender e adequar as produções para diferentes realidades de forma sustentável, sem perder qualidade ou afetar a condição de vida dos indivíduos presentes. Além disso, a fim de produzir um alcance maior, cuida da parte de conservação e análise própria do produto. 

FPS_CTA_Banner_Como-ingressar-na-area-da-saude

 

4. Amplitude, virtude vital

A parte da anatomia fisiológica da nutrição clínica entra em consonância com as mesmas realizações com a nutrição coletiva dentro das aulas do curso de graduação. Os laboratórios presentes te preparam para o  desenvolvimento de habilidades necessárias para a formação de um profissional completo, muitas vezes, capacidades extra perceptivas que o nutricionista necessita encontrar em sua profissão.

Além disso, caso haja interesse de ir além dessas perspectivas, o curso conta, também, com apoio acadêmico. Investigar e problematizar questões quanto à nutrição é parte ética da produção de ciência, que avança no progresso mundial, bem como derrubar costumes e hábitos de alimentação que não são saudáveis, mas ainda são difundidos pela história, cultura e situações comuns diárias que parecem ser inofensivas, mas não são. Por isso, o profissional passa a compreender essa rede complexa que se estabeleceu em torno da área.

Se interessou pelo apresentado neste post? Você pode ter um panorama maior sobre a profissão e você confere em “O que um nutricionista faz? Tudo sobre a sobre a profissão!

O que um nutricionista faz?  Tudo sobre a sobre a profissão!

Tags: aulas de nutrição

Posts Relacionados

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news