Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

Conheça as 7 principais matérias do curso de Enfermagem

Por FPS

Que tal entrar para a faculdade já sabendo quais são os componentes curriculares (matérias) do curso de Enfermagem? Uma das questões que os jovens mais apresentam quando chegam ao ano do vestibular é a grande dúvida sobre o que cursar. E como era de se esperar, isso gera muita insegurança.

Será que fiz a escolha certa?

E se eu quiser desistir no meio do caminho?

Como será o mercado de trabalho? Estudar Enfermagem é difícil?

Será que eu vou gostar da aula de Enfermagem?

 

São muitos os questionamentos, e se você se identifica com algumas dessas perguntas e não quer tomar uma decisão precipitada, não se preocupe!

Neste post, você vai saber aquilo que mais importa quando o assunto é graduação em enfermagem: o que se estuda no curso superior.

Vem com a gente desvendar como o curso de Enfermagem é!

 

A graduação em Enfermagem

Antes de abordar quais são os conteúdos referentes ao curso de Enfermagem, vamos explicar um pouco sobre seu contexto.

A graduação dura 5 anos e o estudante se forma com título de Bacharel em Enfermagem. Outras opções são a licenciatura, para quem quer trabalhar na área da educação, e a formação de técnicos de enfermagem, que são profissionais que compõem a equipe de Enfermagem. 

Inclusive, a profissão de Enfermagem é muito abrangente, afinal, um enfermeiro pode atuar em:

  • Hospitais da rede pública ou privada;
  • Unidades de Saúde Básica;
  • Domicílio ou home care;
  • Empresas;
  • Consultórios de Enfermagem;
  • Perícia;
  • Gestão de serviços de Saúde;
  • Laboratórios.

O mais importante é que as pessoas que decidem ingressar nesse ramo precisam entender que devem valorizar o ser humano em seu processo saúde-doença, seja individual, seja coletivamente, com a família ou com a comunidade.

E aí, está cogitando começar sua faculdade de Enfermagem?

 

O currículo (grade curricular) do curso de Enfermagem

Primeiro, você precisa saber que a matriz curricular pode variar de acordo com cada instituição de ensino.

Em algumas faculdades, os conteúdos são distribuídos em disciplinas isoladas, em outras, como a FPS, os conteúdos são agrupados por afinidades e distribuídos em módulos composto pelas disciplinas afins, mas existem conteúdos obrigatório para a formação do Enfermeiro, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN, elaboradas pelo MEC.

De acordo com a DCN, os 5 eixos temáticos do curso de Enfermagem são:

  1. Bases biológicas do processo saúde doença em saúde/enfermagem;

  2. Bases humanas e sociais e suas dimensões sobre processo saúde-doença;

  3. Bases teórico-metodológicas do trabalho de enfermagem;

  4. Processo assistir/intervir e gerenciar da enfermagem;

  5. Processo ensinar/aprender e investigar da enfermagem.

Os 7 principais componentes curriculares para a graduação em Enfermagem

Conheça, agora, os principais conteúdos do curso de Enfermagem!

Veja também

1. Bases Científicas da Enfermagem

Trata-se dos fundamentos necessários para compor o saber científico do estudante.

E faz parte disso compreender:

  • Biologia Celular;
  • Bioquímica;
  • Histologia e Embriologia;
  • História da Enfermagem;
  • Legislação, Ética e Exercício Profissional em Enfermagem;
  • Sistematização do Cuidar.

2. Bases Para o Cuidado com o Ser Humano

O cuidado com o ser humano prepara o futuro enfermeiro para o campo da prática, que, geralmente, tem início nas Unidades de Saúde da Família, quando se inicia a atividade (aula) prática de Enfermagem.

Esse é um dos temas estudados no curso de Enfermagem que desenvolve a percepção crítica do estudante em relação às melhores soluções para cuidar dos pacientes.

FPS_CTA_Banner_1200x444_Enfermagem

3. Anatomia Humana

Em Anatomia Humana, o aluno adquire todo o conhecimento necessário para ter domínio sobre o funcionamento de seu organismo. Geralmente, as aulas acontecem em laboratórios especializados.

Nesse momento, o aluno verá de perto conceitos e práticas sobre:

  • Anatomia Clínica;
  • Anatomia Sistêmica;
  • Imunologia Básica;
  • E outros.

4. Enfermagem nas Urgências e Emergências

Esse conteúdo é de muita importância no curso de Enfermagem e introduz o aluno ao atendimento de primeiros socorros, capacitando-o por meio de situações reais.

Devido a relevância desse conteúdo ele se tornou uma grande área de atuação do Enfermeiro, tanto que existe pós-graduação específica para essa área. Nela, o futuro enfermeiro aprende a:

  • Classificar seu risco de saúde;
  • Realizar o suporte e os procedimentos básicos e também avançados de atendimento de vida;
  • Fazer atendimento especializado às vítimas de trauma;
  • Entre outros cuidados.

5. Saúde Coletiva

Questões de saúde pública são abordadas neste módulo, especialmente no que se refere ao Sistema Único de Saúde (SUS). Na Saúde Coletiva, é desenvolvido no estudante a capacidade de observar o contexto epidemiológico da região para que seu atendimento seja compatível às necessidades da população.

 

6. Enfermagem nos Cuidados Cirúrgicos

A Enfermagem cirúrgica prepara os estudantes para desenvolverem habilidades técnicas de Enfermagem específicas para essa área de atuação. Pré, trans e pós-operatório o temas de grande importância nessa área de conhecimento do curso de Enfermagem.

A partir desse conteúdo, o futuro profissional:

  • Compreenderá conceitos, procedimentos e atitudes que lhe permitirão prestar cuidados sistematizados a pacientes cirúrgicos;

  • Desenvolverá habilidades relacionais tanto no trato com o paciente quanto com a família, além dos membros da equipe multiprofissional;

  • Colocará em prática as etapas do Processo de Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP) nos diversos contextos de ações nas unidades cirúrgicas.

7. Linguagem Diagnóstica de Enfermagem

Como em todas as profissões de saúde, existe uma linguagem própria, ou seja, um conjunto de termos utilizados para apresentar os julgamentos clínicos envolvidos nas avaliações, bem como as intervenções e resultados pautados na documentação dos cuidados de Enfermagem.

Com esse módulo, o discente desenvolve a habilidade de comunicação de diagnósticos aos pacientes, com ética, empatia e de forma humanizada, além de estar apto a dialogar com claro entendimento com seus pares.

Além das atividades teóricas e das práticas da Enfermagem, o estudante cumpre, obrigatoriamente, dois períodos de estágio supervisionado

A supervisão pode ser feita por docentes da instituição em hospitais de ensino conveniados ou pelos próprios enfermeiros, caso o estágio seja em unidades do SUS.

 

Quais são os diferenciais de uma faculdade?

Sabemos que escolher o curso ideal é um grande desafio, mas escolher a faculdade adequada pode ser mais fácil se você conhecê-la em cada detalhe. Uma vez decidido o curso, procure informações sobre a instituição em que deseja ingressar e observe os seguintes aspectos:

 

Integração de saberes

Os conteúdos previstos em cada um dos eixos temáticos mencionados devem funcionar de forma integrada, ou seja, é indispensável que a instituição de ensino esteja atenta ao caráter interdisciplinar dos saberes.

Conhecimentos teóricos e práticos estão inteiramente vinculados a aspectos culturais, econômicos, psicossociais, éticos, humanísticos, ecológicos e filosóficos.

Somente assim, as competências profissionais vão romper barreiras que as desarticulam, e cada tópico do curso será compreendido em sua totalidade.

 

Metodologia de ensino

A matriz curricular do curso de Enfermagem costuma variar pouco entre uma faculdade e outra, no entanto, todas são obrigadas a cumprirem as diretrizes curriculares nacionais para o Bacharelado de Enfermagem. O que realmente determina a qualidade do ensino é a metodologia aplicada ao longo da formação.

Um método exemplar e pouco adotado pelas instituições é a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Esse modelo, além de desenvolver a autonomia do egresso, o capacita a ter autocrítica, refletir sobre situações específicas, comunicar-se e trabalhar em equipe.

 

Quantidade de alunos

É certo que a individualidade de cada estudante não é o foco principal em turmas com mais de 60 pessoas, o que pode prejudicar o aprendizado de quem tem o ritmo distinto dos demais.

Portanto, trabalhar com pequenos grupos se torna uma solução providencial e que garante melhor produtividade. É assim que acontece no método ABP, em que são formados grupos tutoriais com cerca de 12 estudantes e 1 docente. Tal configuração permite determinar os objetivos que guiam o estudo do pequeno grupo.

 

Tipos de atividades

Uma formação plena é aquela que conta com atividades práticas em ambientes diversos. E quanto mais cedo se tem essa oportunidade na graduação, melhor! Já imaginou ter vivências práticas desde o primeiro período?

No caso do curso de Enfermagem, a atuação dos discentes em clínicas, em um hospital-ensino ou no SUS é primordial. Além do mais, ter laboratórios disponíveis para conhecer de perto o que foi visto nos livros é o que os alunos mais desejam em uma faculdade.

 

Tipos de laboratórios

Nas graduações em saúde, os estudantes têm acesso a laboratórios de anatomia e de práticas do cuidar, que estão na base do conteúdo dos cursos.

Porém, é de suma importância que a instituição de ensino ofereça qualificação em habilidades que parecem distantes à primeira vista, mas estão totalmente associadas ao campo da saúde.

Exemplo disso é o Laboratório de Comunicação, imprescindível para o desenvolvimento da competência comunicativa do futuro enfermeiro e demais profissionais da saúde. Isso significa que o egresso concluirá o curso com o preparo necessário ao exercício de sua função.

O mesmo vale para o Laboratório de Recursos Digitais, por exemplo.

Após conhecer os componentes curriculares que compõem o curso de Enfermagem, e os principais aspectos que não podem faltar em uma faculdade é interessante ter em mente a possibilidade de entrar na pós-graduação em, por exemplo, Obstetrícia.

Essas são alguns dos  conteúdos curriculares para a graduação de Enfermagem, mas você pode se aprofundar ainda mais no assunto. Aprenda: Como é o curso de Enfermagem? Tudo sobre a graduação!

Como é o curso de Enfermagem?  Tudo sobre a graduação!

Tags: matérias do curso de enfermagem

Posts Relacionados

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news