Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

Curso de farmácia: as vantagens e os desafios da graduação

Por FPS

Uma das principais opções para quem sonha em ter uma carreira na área da saúde é o curso de Farmácia. Sabemos que a extensa lista de alternativas de formação pode deixar os vestibulandos indecisos, até porque são muitas as possibilidades que despertam interesse.

O melhor a se fazer, então, é conhecer a fundo esse curso de graduação que tem afinidade com a área da saúde, mas também com as ciências exatas e humanas, não acha?

Se você está cogitando se tornar um profissional farmacêutico, este post veio na hora certa e tem tudo o que você precisa saber, desde os benefícios até os desafios da sua graduação.

Boa leitura!

Como que é o curso de Farmácia

A faculdade de Farmácia é o ponto de partida para quem quer auxiliar na cura de enfermidades por meio de um vasto conhecimento em medicamentos e as pesquisas que envolvem o desenvolvimento do medicamento e qualquer produto para a saúde.. Mas essa não é a única função do farmacêutico o que veremos mais adiante.

A graduação oferece título de bacharel e passa por atividades curriculares e não curriculares , bem como práticas laboratoriais, estágio obrigatório e trabalho de conclusão de curso (TCC), que geralmente, envolve o desenvolvimento de um projeto de pesquisa.

Nessa configuração, presente nas melhores instituições de ensino, o estudante tem uma vivência acadêmica completa e sai habilitado para enfrentar a verdadeira rotina de trabalho, que vai desde o seu conhecimento “técnico” mas também suas habilidades em se comunicar, em liderar, em resolver conflitos e desafios.

Afinal, quanto tempo dura uma faculdade de Farmácia?

O curso superior tem duração de 5 anos, distribuídos em 10 períodos. A carga horária mínima exigida pelo Ministério da Educação é de 4000 horas.

Para que serve o curso de Farmácia?

O objetivo da graduação é formar o farmacêutico generalista, capacitado a aplicar seus saberes em função da prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde tanto a nível individual, como no coletiva.

O profissional formado deve, além de atentar-se à saúde, ter compromisso com a ética e a cidadania e saber refletir sobre as realidades sociais, econômicas, políticas e culturais.

Veja também:

As vantagens do curso de Farmácia

Ainda está em dúvida se vai fazer o curso? Confira quais são as maiores vantagens dessa formação!

Áreas de atuação

Você sabia que a farmácia conta com 10 especialidades? Conforme Resolução nº 572, de 25 de abril de 2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), as linhas de atuação são:

  1. Alimentos;
  2. Análises Clínico-Laboratoriais;
  3. Educação;
  4. Farmácia;
  5. Farmácia Hospitalar e Clínica;
  6. Farmácia Industrial;
  7. Gestão;
  8. Práticas Integrativas e Complementares;
  9. Saúde Pública;
  10. Toxicologia.

Ao se formar no curso de Farmácia, você pode atuar em farmácias e drogarias privadas ou comunitárias, além de hospitais e clínicas. Outras possíveis áreas de atuação são a indústria farmacêutica, com as áreas de produção, controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento. Também pode atuar na indústria de cosméticos, saneantes, material médico hospitalar, bem como análises clínicas e toxicológicas, órgãos públicos como a ANVISA, o MAPA.

FPS_CTA_Banner_Como-ingressar-na-area-da-saude

Possibilidades de especialização na área farmacêutica

Se você acredita que os estudos universitários não terminam com o primeiro diploma, acertou! Continuar sua busca por aprimoramento profissional é indispensável para se manter à frente no mercado de trabalho.

É justamente por isso que existem cursos de pós-graduação em diversos segmentos, e um deles é a Farmácia Oncológica, que se ocupa com o desenvolvimento de habilidades de manipulação dos produtos oncológicos e também com os serviços clínicos no cuidado ao paciente com câncer.

Metodologia

As vantagens do curso de Farmácia também dependem do tipo de proposta pedagógica oferecida. Uma boa instituição de ensino conta com a formação integral, associando teoria e prática desde os períodos iniciais, além de aproximar o estudante do cenário de atuação profissional através dos estágios

Afinal, quando o estudante  é inserido em cenários de prática desde o 1º período, o desenvolvimento de suas competências na assistência ao paciente, na solução de problemas, no trabalho em equipe é contínuo ao longo de seu percurso acadêmico.

Sem contar que a metodologia de ensino faz toda a diferença, especialmente quando há grupos reduzidos de estudo (tutorias), tal qual ocorre no método de Aprendizagem Baseada em Problemas (APB).

Vale a pena fazer Farmácia?

Como você pôde perceber, a graduação em Farmácia oferece bons benefícios para sua carreira. Agora, para concretizar um pouco mais a ideia, vamos apresentar dois dados de muita relevância.

O primeiro corresponde ao fato de que o Brasil é um dos maiores mercados farmacêuticos do mundo. Segundo a IQVIA, empresa de pesquisa clínica, o país ocupava a 6ª posição no ranking mundial em 2018, e a tendência é só crescer!

Agora, você deve estar se perguntando quanto um farmacêutico ganha, então, veja o segundo ponto: a média salarial é de R$ 3.502,56, mas o profissional de farmácia pode chegar a receber mais de R$ 6.000 ao mês.

Os desafios da graduação

Sempre há os dois lados da moeda, então, onde existem vantagens também existem desafios a serem enfrentados. Conheça, agora, alguns desafios que o graduando pode encarar ao longo dos semestres!

Matérias diversas 

A área da saúde compreende uma gama de categorias, e, em cada uma delas, há uma série de disciplinas a serem estudadas. No curso de Farmácia, essa é uma das dificuldades que o estudante pode encontrar.

A matriz curricular é composta por matérias que envolvem ciências exatas, humanas, biológicas, farmacêuticas e da saúde. É uma graduação que abrange muitos conteúdos das ciências biológicas, mas também precisamos de química e, consequentemente, também de  matemática.

Portanto, é fundamental gostar de estudar e afinidade por esses conteúdos.

Responsabilidade elevada

Como em qualquer outro ramo da saúde, a responsabilidade do profissional é enorme, afinal, ele lida diretamente com a vida de seres humanos e também dos animais, não podemos esquecer os medicamentos veterinários.

E o desafio começa ainda na graduação, já que o estudante será inserido em contextos reais para colocar em prática seus aprendizados. Apesar disso, não há com o que se preocupar, visto que sua trajetória acadêmica sempre será supervisionada por tutores (docentes) altamente qualificados.

Bom, está mais do que evidente que o curso de Farmácia vale a pena, não é?! Para saber mais sobre essa profissão, não deixe de conferir o nosso e-book.

FPS_CTA_299x130_Farmacia

 

Tags: curso de farmácia

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news