Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

Curso de nutrição, vale a pena? Tudo sobre a graduação!

Por FPS

Já pensou em fazer um curso de nutrição, mas ainda está em dúvida se é uma boa escolha? Que tal aprender tudo sobre o curso de Nutrição?A graduação é uma fase que possui enorme relevância na formação do indivíduo e, em alguns casos, é a primeira em que se pode escolher totalmente o caminho a ser trilhado. É hora de pensar em quais são suas habilidades e em qual tipo de profissão seu perfil se encaixa melhor.

Bom, se você percebe que gosta de cuidar das pessoas, já sabe que a área da saúde vai te acolher de braços abertos, certo? Agora, se você tem aptidão para lidar com tudo que envolve a alimentação, está a poucos passos de começar sua trajetória e se tornar um nutricionista de sucesso.

Quer saber tudo sobre o que estuda no curso de nutrição e como é o curso na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)? Acompanhe este post!

O que faz um profissional de nutrição?

A função principal do nutricionista é administrar programas de alimentação, que podem ser individuais ou para um determinado grupo. 

Cabe ao profissional avaliar a relação do paciente com a alimentação e, assim, elaborar o cardápio que melhor atende às suas necessidades nutricionais em prol de sua saúde.

E-book de Nutrição

A nutrição engloba todas as fases da vida de uma pessoa, isto é, os pacientes podem ser desde os recém-nascidos até os idosos. 

Além disso, o nutricionista lida com variadas situações, seja na manutenção de quadros já saudáveis e prevenção de doenças, seja no tratamento de patologias diversas.

Ao se formar na área, o profissional promove qualidade de vida por meio de orientações para uma boa alimentação. Isso pode ser feito não só em atendimentos clínicos como também na indústria alimentícia e, até mesmo, no marketing nutricional.

Mas afinal, quanto tempo dura a faculdade de nutrição? O que se estuda no curso? É o que vamos te contar a seguir!

Como é o curso de nutrição?

Como bem se sabe, a ciência da nutrição é o estudo que integra o ser humano à sua alimentação, buscando entender essa relação e seus efeitos no estado de saúde do indivíduo. É válido mencionar que a composição dos alimentos também é objeto de estudo.

A graduação em nutrição fornece o diploma de bacharel, sendo necessário apresentar o trabalho de conclusão após realizar as demais atividades do currículo.

O curso de nutrição da FPS tem duração de quatro anos. A carga horária total da Faculdade de Nutrição em Recife (PE) é de 2.296 horas distribuídas ao longo de oito períodos, nos quais o estudante realiza atividades próprias dos módulos, bem como práticas e experiências nos laboratórios.

Aliás, a prática profissional ocorre do 1º ao 5º período em nosso Hospital de Ensino IMIP ou nos conveniados, sob supervisão de docentes e mentores.

Já nos dois últimos períodos, o discente passa pelo estágio supervisionado obrigatório e conclui o curso com todo o preparo preciso para atuar no mercado com ética e visão humanística. 

Aliás, serão contemplados os três principais ramos de atuação do nutricionista: clínica, social e unidade de alimentação e nutrição.

O curso de Nutrição da FPS é centrado no aluno, por isso, nós contamos com as melhores ferramentas, programas e docentes do estado.

Nossa matriz curricular está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação, sobretudo no que se refere à didática da segurança alimentar e à atenção dietética, sempre pautada em princípios éticos e na compreensão da realidade social, econômica e cultural da população.

Leia também

Como é a grade curricular do curso de Nutrição?

A matriz curricular de Nutrição da FPS é dividida em quatro eixos temáticos, são eles:

  • Nutrição e desenvolvimento saudável;
  • Nutrição no processo saúde-doença;
  • Qualidade dos alimentos;
  • Ética na gestão, ensino e pesquisa.

As disciplinas são ofertadas dentro de cada eixo, por exemplo, o módulo “Atuação e responsabilidade social do nutricionista” é referente ao eixo de Ética na gestão, ensino e pesquisa, assim como o módulo “Alimentação e saúde” faz parte do eixo Qualidade dos alimentos.

A grade curricular é composta, ainda, por disciplinas relativas à nutrição em todas as fases da vida, nutrição no adoecer, controle higiênico e sanitário dos alimentos, planejamento de refeições, conservação de alimentos, nutrição e estética, nutrição esportiva e muitas outras.

Isso sem contar os módulos laboratoriais: laboratório de anatomia, laboratório de práticas nutricionais, laboratório de análise microbiológica, laboratório de técnica dietética etc.

Por fim, também constituem a grade curricular da faculdade as atividades de vivência em saúde coletiva, em nutrição clínica e em unidade de alimentação e nutrição.

FPS_CTA_Banner_Mercado_de_trabalho_na_area_da_saud

O projeto pedagógico estruturado na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na FPS

Nosso modelo pedagógico é construído em consonância com a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Isso significa que objetivamos a formação integral e adequada do aluno por meio da conjunção entre ensino, pesquisa e extensão.

Na ABP, o docente tem o papel de facilitador, num modelo que une teoria e prática, em que se aprende fazendo e se “aprende a aprender” por meio de análises de casos reais desde o primeiro período do curso de Nutrição.

Nesse modelo, a programação curricular, disciplinas pedagógicas e demais atividades não seguem uma lógica tradicional, tudo é reajustado para atender as necessidades de aprendizagem das pessoas. 

Pessoas que optam por um curso de Nutrição com base nesse tipo de projeto pedagógico estarão aptas a atuar no mercado de trabalho em conformidade com:

  • As mais importantes práticas sociais;
  • Inovação, criatividade e criticidade;
  • Autonomia na tomada de decisões;
  • Comportamento ético.

Os módulos componentes do currículo são divididos em eixos e os estudantes são organizados em pequenos grupos tutoriais, prática exclusiva da FPS na região. E nossa técnica para a aplicação da metodologia segue os seguintes passos:

  1. Leitura e compreensão de texto;
  2. Definição dos termos desconhecidos; 
  3. Identificação do(s) problema(s) a serem tratados; 
  4. Tempestade de ideias, para formular hipóteses; 
  5. Revisão dos passos 2 e 3;
  6. Resumo e listagem das explicações; 
  7. Consolidação do conhecimento e estudo individual.

Além de tudo o que já mencionamos, a ABP:

  • Auxilia na integração do conhecimento;
  • Fornece um aprendizado agradável e prazeroso para educadores e estudantes;
  • Não impõe limites de aprendizado ao estudante;
  • É solidificada na interdisciplinaridade, integração de ensino e participação ativa do aluno.

A ABP é ainda mais benéfica aos docentes se tiver cenários conduzidos em laboratórios. E na FPS, além da vivência da prática profissional, os alunos têm à disposição essa realidade.

Suporte laboratorial no método de ABP

O curso de Nutrição conta com laboratórios que englobam conteúdos gerais, como:

  • Anatomia modelos I e II;
  • Imagem I e II;
  • Comunicação I e II;
  • Recursos digitais;
  • Práticas nutricionais;
  • Sustentabilidade e Análise sensorial;
  • Comportamento alimentar, 
  • Competências emocionais para o mercado de trabalho;
  • Inovação e Empreendedorismo.

E muitos outros espaços que auxiliam o desenvolvimento das competências e habilidades essenciais na formação do nutricionista.

Somos a única universidade na região que contempla o projeto pedagógico que, aliás, é muitíssimo acessível.

Graduação acessível

Buscamos dar oportunidade para que todos os estudantes consigam fazer o curso. Por isso, além da Educação à Distância (EaD), nossos docentes desenvolveram cursos de nivelamento conforme as necessidades reais dos nossos alunos.

Como é o mercado de trabalho para o nutricionista?

As possibilidades de trabalho para os nutricionistas não são poucas, visto que existem diversas áreas de atuação. O profissional pode atuar em:

  • Clínicas e consultórios;
  • Escolas e creches;
  • Refeitórios institucionais;
  • Órgãos públicos;
  • Indústria alimentícia;
  • Nutrição esportiva;
  • E outros.

Com isso, as oportunidades no mercado de trabalho da Nutrição giram em torno de atendimento clínico e hospitalar, elaboração de cardápios coletivos, fiscalização para garantir segurança alimentar e até desenvolvimento de produtos alimentícios. Já pensou?

E não para por aí, afinal, o profissional da área pode se dedicar ao marketing nutricional, à pesquisa ou à docência.

Apesar da gama de possibilidades, a pesquisa do Conselho Federal de Nutricionistas indica que a maioria opta por trabalhar com alimentação coletiva (30,8%) e nutrição clínica (30,4%).

Quero me formar em Nutrição, o salário é bom?

A média salarial de quem decide seguir essa carreira gira em torno de R$ 2.708,47 e R$ 2.822,68. Com o mercado em ascensão devido à maior preocupação populacional com seus hábitos alimentares, a valorização do nutricionista tende a crescer ainda mais.

Vale a pena fazer um curso de Nutrição?

Se você está se perguntando quanto custa a faculdade de Nutrição e se realmente vale a pena o investimento, basta colocar na balança a média de remuneração profissional junto às diversas oportunidades de atuação.

Não restam dúvidas de que o curso de Nutrição é bom para a carreira de quem quer seguir na área da saúde, e o custo-benefício é favorável, pois seu aprendizado será permeado pelos conhecimentos teóricos e pelo desenvolvimento de técnicas mediante situações reais. Aliás, a FPS se fundamenta em uma pedagogia inovadora a partir da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).

Por fim, as principais formas de ingresso na FPS são por meio do vestibular e do financiamento estudantil. Isso significa que o valor das mensalidades pode ser amparado por um programa de financiamento que lhe permite o pagamento após a sua formatura.  

Então? Quer ingressar no curso de Nutrição? Faça sua inscrição no processo seletivo da FPS!

Inscreva-se agora!

 

Tags: curso de nutrição

Posts Relacionados

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news