Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

Faculdade de Medicina: metodologia e práticas do curso!

Por FPS

A princípio, quando o aluno decide estudar Medicina, mesmo compreendendo a saúde humana como objeto principal do curso, diversas dúvidas podem surgir.
Nesse sentido, é comum se questionar como os assuntos e temas serão abordados durante a graduação, já que serão necessárias várias horas de estudos e práticas. Pensando nisso, vamos esclarecer como é dividido o curso de Medicina e suas matérias.
Se você pensa em entrar em uma faculdade de Medicina, não pode deixar de ler este post. Continue agora mesmo!

A faculdade de Medicina

De modo geral, a faculdade de Medicina dedica-se ao estudo do corpo humano e de como manter e restaurar sua saúde e seu bem-estar investigando as melhores maneiras de prevenir e tratar tudo que possa alterar o equilíbrio do organismo.

Nesse sentido, é necessário compreender como é o curso de Medicina e analisar se sua grade curricular aborda assuntos de diversos campos de estudo, proporcionando um conhecimento geral que possa servir de base para uma especialização em uma das 55 áreas existentes.

Sendo assim, quem decidir se profissionalizar nessa área, precisará se acostumar com uma rotina intensa de estudos. Por meio de práticas, o curso de Medicina oferece conhecimentos sólidos para preparar o profissional para o mercado de trabalho, seja no setor privado, seja no setor público.

Com duração de seis anos, as aulas de Medicina são oferecidas em período integral, por isso, é fundamental que o estudante tenha disponibilidade de horário. Ao final do curso, o aluno completará sua graduação em Medicina e poderá se registrar no CFM (Conselho Federal de Medicina), tornando-se apto para o exercício da profissão como clínico geral.

Medicina

Escolha a instituição certa!

A escolha de uma boa instituição de ensino é um fator de extrema importância na hora da formação profissional, por isso, é necessário que o estudante pesquise como é a faculdade de Medicina, quais são os seus diferenciais e quais benefícios eles proporcionarão.

Nesse sentido, a Faculdade Pernambucana de Saúde se destaca entre as instituições privadas que oferecem cursos na área da saúde.

Localizada em Recife, a FPS tem o diferencial de inserir seus alunos na prática desde o início da graduação, superando os ciclos comumente adotados e aplicando, de maneira única, seus módulos por meio de eixos, temas transversais e estágios curriculares, garantindo um aprendizado mais consistente.

Leia também

Para possibilitar o contato com a prática desde o início da graduação, a Faculdade Pernambucana de Saúde conta com o apoio e a estrutura do IMIP (Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira), maior hospital-escola da região Norte-Nordeste, favorecendo o aprendizado prático guiado e supervisionado por um corpo docente altamente qualificado.

Sendo assim, os estudos se iniciam por meio do eixo de introdução ao estudo da Medicina já com acesso a atividades práticas. Desse modo, é possível acessar, de forma integrada, os conhecimentos de Anatomia, Fisiologia e Semiologia, Introdução à Terapêutica, Imagens, Órgãos, Células e Tecidos, Epidemiologia e Sistema Único de Saúde.

Com a metodologia ABP - Aprendizagem Baseada em Problemas, o processo é desenvolvido baseado em pesquisa, discussão e prática. Assim, os estudantes contam com grupos de estudos, dirigidos por um tutor que tem como função provocar e conduzir o processo de descoberta daquele aluno sobre o conteúdo escolhido junto aos demais colegas.

Desta forma não há aulas teóricas para o curso de Medicina, mas sim um processo onde o estudante é agente ativo para estabelecer discussões e solucionar problemas acerca daquela temática.

Em sequência, os estudantes passam por eixos de integração, desenvolvendo habilidades e atitudes por meio da prática em atenção primária, ambulatorial, urgência e emergência e integração.

Além disso, nos últimos períodos da graduação, os futuros profissionais participam do Internato de Medicina, estágio curricular obrigatório, a fim de desenvolver competências e habilidades visando à formação de médicos capazes de abordar o paciente como um todo.

Ao longo desses últimos módulos, da mesma maneira que anteriormente, contando com os diversos cenários do IMIP, os estudantes realizam os estágios com carga horária correspondente a 44% da carga total do curso nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva, Saúde Mental, Urgência e Emergência e Atenção primária.

Ao longo da graduação, também serão abordados temas interdisciplinares e atividades complementares.Além disso, a FPS é pioneira em adotar a metodologia de ensino ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas), utilizada pelas melhores universidades do mundo. Esse método é desenvolvido em turmas com números reduzidos de estudantes, em que o professor assume o papel de tutor, guiando e orientando o processo de ensino-aprendizagem.

Dessa maneira, dá-se a possibilidade, aos graduandos, de vivenciarem situações reais da rotina profissional e saber como resolvê-las. Sendo assim, a ABP incentiva o trabalho em equipe e a comunicação, favorecendo o pensamento crítico, reflexivo e a atuação multidisciplinar.

A instituição também possui um programa de iniciação científica buscando a formação de profissionais preparados para atender, de forma integral, às necessidades de seus pacientes. Esse programa prepara os estudantes para o desenvolvimento de pesquisas, integrando aspectos humanistas e técnico-científicos.

A Faculdade Pernambucana de Saúde visa a formar profissionais éticos e humanistas capazes de resolver os principais problemas e atender às necessidades de seus pacientes, família e comunidade.

Buscando tornar o ingresso no ensino superior mais acessível, a FPS disponibiliza, além de seu processo seletivo institucional, programas de financiamento estudantil e bolsas de estudo, beneficiando diversos estudantes.

Por fim, compreendido como funciona a faculdade de Medicina, destacamos a importância de o aluno se dedicar durante toda sua duração e, até mesmo, após o término da graduação. A escolha de uma instituição de ensino superior qualificada exerce grande influência na formação do profissional capacitado.

Inscreva-se aqui!

Tags: faculdade de medicina

Posts Relacionados

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news