Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

Farmácia ou Enfermagem: 4 dicas para escolher o curso certo!

Por FPS

Depois da pandemia, a demanda por algumas categorias de emprego no mercado de trabalho aumentou significativamente em todo o mundo. Entre elas, estão os profissionais das áreas de saúde, principalmente aqueles das categorias de enfermagem e farmácia.

Muitas pessoas veem essas duas áreas como uma opção de profissão, no entanto, têm dúvidas sobre qual curso escolher: farmácia ou enfermagem? Pensando nisso, trouxemos algumas dicas e informações sobre ambos para te ajudar na escolha do curso certo para você. 

Apesar de fazerem parte da área da saúde, os cursos de farmácia e enfermagem possuem atuações distintas, e conhecê-las é fundamental na hora de escolher sua profissão. Sendo assim, separamos quatro dicas sobre o que você precisa saber para fazer a escolha certa: 

  1. Conhecer o curso;
  2. Matriz curricular; 
  3. Área de atuação;
  4. Mercado de trabalho.

 

Curso de Enfermagem

A categoria profissional de enfermagem está entre as mais procuradas na área de saúde no Brasil. Essa profissão, que é de extrema importância para a população, tem tido uma grande visibilidade devido, principalmente, à pandemia de COVID-19 que assolou o mundo. 

O profissional de enfermagem é aquele que cuida dos pacientes durante a saúde e a doença, ajudando a gerenciar suas necessidades físicas, prevenir doenças e tratar os problemas de saúde. 

Graduação em Enfermagem

Estudar enfermagem é difícil? 

Existem várias responsabilidades na função desse profissional, que inclui: planejamento e supervisão da assistência de Enfermagem prestada ao paciente; coordenação da equipe de técnicos e auxiliares de Enfermagem; atuar prestando assistência de Enfermagem de forma individual e coletiva nos diversos níveis de atenção; execução procedimentos técnicos de maior complexidade e privativas do enfermeiro; educação em saúde e docência, tanto para formação técnica quanto para a graduação. 

 

Curso de Farmácia

Durante a pandemia, o profissional farmacêutico mostrou muitas das suas áreas de atuação. Ele foi essencial desde o planejamento dos insumos, como os EPIs para atendimento aos pacientes e proteção da equipe de saúde, assim como os medicamentos utilizados para conter a infecção viral, os dispositivos de laboratórios, para realização dos exames para diagnóstico. Além de se fazer presente na área de pesquisa das vacinas e também do seu registro na ANVISA.

Os farmacêuticos são especialistas em medicamentos que melhoram o atendimento ao paciente e promovem o bem-estar, podendo também atuar na área de cosméticos desde a produção até a clínica (estética). 

Graduação em Farmácia

Estudar farmácia, é difícil?

Estudar farmácia é estimulante e desafiador, esse profissional precisa ter conhecimento especializado sobre a composição de medicamentos, incluindo suas propriedades químicas, biológicas e físicas, bem como sua fabricação e uso. Por isso, possui autonomia para preparar e dispensar receitas e garantir que os medicamentos e as dosagens estejam corretos.

O farmacêutico poderá auxiliar outros profissionais de saúde a selecionar e administrar medicamentos que venham a oferecer os melhores resultados e qualidade de vida para um determinado paciente, além de orientar  os pacientes sobre o uso seguro e apropriado de seus medicamentos.

FPS_CTA_Banner_Como_descobrir_qual_e_o_melhor_curso_na_area_da_saude

Matriz curricular

  • A faculdade de Enfermagem possui uma grade curricular em que os alunos participam de atividades acadêmicas e práticas desde o início da graduação. Ao final do curso, o aluno terá uma formação generalista, mas com muitas possibilidades de especialização. A graduação em Enfermagem tem duração de 5 anos e carga horária de 4430 horas.  
  • O curso de Farmácia também possui 5 anos de duração e uma carga horária de 4400 horas. Aqui, a matriz curricular é baseada no cuidado, na tecnologia/inovação e na gestão em saúde. Ao final do curso, o aluno estará preparado para atuar nas diversas áreas da profissão. 

Área de atuação

Enfermagem

Ao contrário do que muitos pensam, os profissionais de enfermagem possuem muitas possibilidades de atuação, que vão além de hospitais e clínicas médicas. Eles também têm atuado na gestão, consultoria, pesquisa e ensino na área de saúde. 

Aqueles que optam por trabalhar em hospitais, clínicas, laboratórios e/ou centros de saúde podem dar assistência direta aos pacientes, trabalhar no controle e prevenção de infecções ou mesmo no setor de gestão. 

O profissional também pode dar assistência especializada a um paciente em sua própria residência (home care) ou se especializar e trabalhar nos cuidados intensivos de pacientes, em salas de cirurgia, entre outros. 

Uma área menos conhecida é a auditoria. Nela, o profissional de enfermagem trabalha no controle de projetos, na fiscalização do uso de medicamentos e materiais, prezando pela segurança e pela qualidade do atendimento na clínica ou no hospital. 

Já para aqueles que têm interesse em ensinar ou realizar pesquisa, seguir carreira acadêmica é uma ótima opção para professores, orientadores e/ou coordenadores de pesquisa.  

Veja também:

 

Farmácia 

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, as especialidades farmacêuticas são agrupadas em 10 linhas de atuação. Algumas delas estão relacionadas a análises clínico-laboratoriais, farmácia industrial, assistência farmacêutica e até nas indústrias de alimentos.  

O mais comum é ver esses profissionais em farmácias, drogarias, distribuidoras de medicamentos. O farmacêutico também está habilitado para trabalhar em hospitais. Nesse ambiente, ele atua desde o planejamento, controle de qualidade, checagem e disponibilização dos medicamentos recebidos pelos fornecedores, na manipulação de medicamentos hospitalares, como as quimioterapias, medicamentos de uso pediátrico, na avaliação das prescrições, todas as atividades com o propósito de cuidar do paciente, atendendo suas necessidades.

E se você tem vontade de se desenvolver na área de pesquisa, saiba que os farmacêuticos também são especialistas em conduzirem pesquisas científicas ou ensaios clínicos em populações específicas de pacientes ou de alguma doença, com o intuito de desenvolver medicamentos eficazes no tratamento e, até mesmo, na cura de algumas delas.  

Além disso, os farmacêuticos são aptos para preparar medicamentos personalizados quando ele trabalha em farmácias de manipulação. Da mesma forma, podem se especializar em cosmetologia e desenvolver cosméticos, cremes e outros produtos voltados para o cuidado da beleza. 

Conheça os nossos cursos

 

Mercado de trabalho

Quando você inicia qualquer programa acadêmico, é normal querer saber mais sobre as opções de carreira e disponibilidade de emprego no mercado de trabalho. Como dito acima, a contratação de profissionais de enfermagem e de farmácia aumentou muito no ano de 2020, e a perspectiva é que continue aumentando ao longo dos próximos anos. 

O setor de enfermagem, por exemplo, está presente em todos os municípios, é fortemente inserido no Sistema Único de Saúde (SUS) e possui inúmeras possibilidades de atuação em diferentes setores (público, privado, filantrópico e de ensino).

Da mesma forma, um profissional farmacêutico possui muitas opções de atuação no mercado de trabalho. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostrou que a indústria farmacêutica é uma das áreas que mais têm gerado empregos no Brasil. 

Agora que você já sabe o que faz um estudante de farmácia e um estudante de enfermagem, é só escolher qual desses dois cursos você mais se identifica e qual deles atende as suas expectativas profissionais.   

Você já sabe como se preparar para entrar na área de saúde? Se a resposta for não, temos um guia que lhe ajudará nesse processo! Baixe agora!

FPS_CTA_Como-ingressar-na-area-da-saude

 

Tags: farmácia ou enfermagem

Posts Relacionados

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news