Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

Geometria molecular e a sua influência na indústria farmacêutica

Por FPS

Você já ouviu falar em geometria molecular? Para você que sonha em começar a sua graduação em farmácia, saiba que química é um dos assuntos mais abordados no decorrer do curso.

Unindo a teoria da química ao campo farmacêutico, a geometria molecular é um das áreas de pesquisa do estudante de farmácia que têm impactado a indústria farmacêutica, devido a sua atuação na produção de medicamentos.

Neste post, você conhecerá o que é a geometria molecular, quais os tipos de moléculas e como seu estudo reflete no trabalho farmacêutico na pesquisa e inovação, que pode acontecer na própria indústria farmacêutica ou em centros de pesquisa especializados.

Afinal, o que é geometria molecular?

Para que você possa entender a ligação entre o estudo da geometria molecular e a indústria farmacêutica, antes de tudo, você precisa compreender o que são moléculas. Se você não conhece muito bem o assunto, estamos aqui para explicar de forma descomplicada. Vamos lá? 

As moléculas são compostas por um conjunto de ligações covalentes de átomos. Quando as moléculas interagem, podem formar diversas substâncias presentes no nosso dia a dia. 

Para saber o que é geometria molecular, primeiro, é preciso que você entenda que as moléculas têm forma e volume. Mas o que molda essa forma? 

É nesse ponto que entra em cena a geometria molecular, que é o formato espacial assumido por uma molécula composta de ligações covalentes. Em resumo, a sua forma será definida conforme os átomos que compõem a molécula forem se distribuindo, buscando sua estabilidade.

Conforme a teoria da Repulsão Eletrônica da Camada de Valência (TRPEV), todos os elétrons em torno do átomo central se repelem, ou seja, distanciam-se entre si. Esses elétrons ficam no que nomeamos de “nuvens eletrônicas”.

Devido à carga negativa presente em ambos, acontece a repulsão, o que gera formatos distintos, de acordo com o número de átomos presentes nessa molécula. Para realizar a determinação da geometria molecular, é preciso escrever a fórmula da molécula, descobrir qual é o átomo central e ver quantas nuvens eletrônicas existem. 

Quais os tipos de Geometria Molecular?

A essa altura, para você, já deve ter ficado super explicado o quanto conhecer a química e ter esse conhecimento é essencial no mundo farmacêutico. Depois do primeiro tópico, você já sabe que, de acordo com os átomos, uma molécula pode assumir formas diferentes, certo? Agora, vamos para o próximo passo e conhecer os tipos de geometria molecular.

Geometria linear

Sendo o tipo mais simples, como o próprio nome já diz, nesse caso, os átomos ocupam os pólos de forma linear. É possível encontrar esse tipo de geometria em molécula diatômica (composta por dois átomos) ou triatômica (que possui três átomos). Um exemplo é a geometria molecular do CO2, composto de dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono.

Veja também:

Geometria angular

Nesse tipo de geometria, a molécula é composta de três átomos. Diferentemente da forma anterior, que não apresenta nuvens eletrônicas, nesse caso, a ligação possui, obrigatoriamente, pelo menos uma. Nesse caso, um exemplo é a geometria molecular da água, H2O, composto por um átomo central de oxigênio e dois pares isolados, que formam 4 nuvens eletrônicas.

Geometria trigonal plana

Nesse tipo de geometria, o átomo central tem uma ligação direta com outros três átomos, o que nomeamos de uma molécula tetratômica. Dessa forma, não há nuvem não ligante. Um exemplo desse tipo molecular é a molécula do Tri-hidreto de boro, BH3, composta de um átomo central de boro ligado a outros três átomos de hidrogênio.

FPS_CTA_Banner_1200x444_Farmacia

Geometria piramidal

Composta de um átomo central ligado a três átomos, a geometria piramidal, ao contrário do tipo acima, apresenta, sim, uma nuvem eletrônica não ligante. Quando falamos de geometria piramidal, um exemplo é o hidreto de fósforo. A molécula do PH3 é formada por um átomo central de fósforo ligado a três átomos de hidrogênio.

Geometria tetraédrica

Com mais átomos compondo a sua estrutura, esse tipo de geometria ocorre em moléculas pentatônicas, ou seja, formadas por cinco átomos. Sendo assim, quatro átomos ficam em volta do átomo central e ligam-se diretamente entre si. Nessa forma, podemos citar como exemplo a molécula de H2SO4, em que quatro átomos fazem ligação com o átomo central. 

Geometria bipiramidal

Já deu para notar que, de acordo com o número de átomos, a estrutura de uma molécula pode mudar bastante. Nesse tipo de geometría, a molécula apresenta seis átomos, sendo cinco ligados diretamente ao átomo central. Na prática, um exemplo desse tipo de geometria molecular é o Penta-hidreto de fósforo. A molécula de PH5 tem sua estrutura formada por seis átomos, sendo cinco de hidrogênio ligados ao átomo central.

Geometria octaédrica

É possível encontrar esse tipo de geometría em moléculas heptatômicas, compostas por seis átomos que se ligam diretamente ao átomo central. Na geometria octaédrica, não existe nuvem eletrônica não ligante. Um exemplo desse tipo é a estrutura molecular do Hexafluoreto de enxofre (SF6), composto por sete átomos. Entre eles, seis átomos estão ligados ao átomo central de enxofre. 

Qual a ligação da geometria molecular e a indústria farmacêutica?

Agora que você chegou até aqui e já conhece a base da geometria molecular, deve estar se perguntando como esse assunto pode impactar o seu ingresso no mercado de trabalho. Afinal, por que você deveria se aprofundar nesse conhecimento e nessa área?

A geometria molecular é um dos fatores que ajudam a definir as propriedades de uma substância. Trata-se de um estudo essencial para se identificar a polaridade, os pontos de fusão, ebulição, solubilidade, dureza, entre outros. Essas informações impactam no desenvolvimento de novos fármacos e, consequentemente, novos medicamentos para curar ou tratar as doenças existentes ou àquelas que surgirão. Isso porque, a partir de moléculas que já existem, podemos utilizar a modelagem molecular e propor outros fármacos e, assim, dar esperança e qualidade de vida aos pacientes.

Mas como isso reflete na indústria farmacêutica? Antes de um medicamento chegar às farmácias/drogarias, ele passa por um longo caminho dentro da indústria. Durante toda essa trajetória, o farmacêutico é o profissional especializado que pode atuar nesse processo, desde a pesquisa, seus testes pré-clínicos e clínicos, o registro do medicamento novo, até a sua dispensação correta na farmácia/drogaria. 

Uma das primeiras fases para produção de um novo medicamento é o estudo de moléculas potenciais. Nesse ponto, já deu para notar como a geometria molecular é importante, não é? 

O farmacêutico tem a missão de estudar a estrutura e encontrar uma molécula promissora que tenha potencial para tratar uma doença e que possa se tornar, futuramente, um novo medicamento. 

A criação desses novos medicamentos exige um conhecimento químico mais aprofundado, desde a sua estrutura até propriedades físicas e químicas, estudo da síntese e seus rendimentos, identificação de impurezas, entre outros. 

O segundo passo para a produção do medicamento é realizar diversos testes nessa molécula. Após testes e estudos pré-clínicos, definição de formulações, em seguida, será iniciada a fase de pesquisa clínica (Fases I, II, III e IV), em que será feito todo um processo de avaliação e testes para comprovar a eficácia do novo medicamento. 

Em todas as fases que envolvem o estudo, seja de pesquisa, produção, controle de qualidade, até o armazenamento e dispensação, a presença do farmacêutico é essencial, e em algumas etapas, obrigatória. Se para criar um novo medicamento tudo começa por uma molécula, consequentemente, a geometria molecular influencia todo mercado da indústria farmacêutica, concorda?

Como anda a indústria farmacêutica?

Sendo um dos mercados que mais crescem no Brasil e no mundo, a indústria farmacêutica movimenta milhões por ano e é um mercado promissor para quem sonha em atuar na produção de medicamentos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) da Universidade de São Paulo, entre agosto de 2020 e julho de 2021, a indústria farmacêutica chegou a movimentar R$ 66,07 bilhões. E os números crescem a cada ano!

Com esses dados, já respondemos a pergunta deste tópico, não é? Mas caso ainda reste alguma dúvida: sim, a indústria Farmacêutica é uma das áreas mais promissoras para os próximos anos. Se você pensa em fazer seu curso de farmácia, saiba que essa é uma área de muitas oportunidades em comparação com outros setores. A profissão farmacêutica está entre as 10 mais importantes profissões do futuro.

E falando no ensino superior, se você quer começar sua graduação, mas não conseguiu decidir ainda em que Faculdade de Farmácia em Recife vai se matricular, preparamos um post especial para te ajudar nessa grande decisão. Confira agora: como escolher uma faculdade? A checklist da escolha certa!

Como escolher uma faculdade?  A checklist da escolha certa

Tags: geometria molecular

Posts Relacionados

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news