Curso de Ed. Física: 4 tendências para o mercado fitness que você precisa saber

Você já ouviu falar em vida fitness? É bem provável que esse termo faça parte da sua rotina, assim como  de grande parte dos brasileiros. De fato, o mercado fitness se popularizou e hoje é um dos que mais cresce.

Inclusive, quando se trata desse setor, você sabia que o Brasil é o segundo maior mercado em números de academias?

Tais índices já comprovam o quanto os brasileiros estão preocupados com o corpo e o bem- estar. Por isso, se você pensa em começar uma faculdade em Educação Física, essa é uma área que vale a pena ficar de olho.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, reunimos as principais tendências do mercado fitness e tudo que você precisa saber sobre esse setor.

Neste post você confere:

Boa leitura!

Evolução do mercado fitness

Não é de hoje que o mercado fitness vem se mostrando uma grande potência na economia brasileira. Somente no ano de 2016, o setor movimentou aproximadamente US $2,4 bilhões. Ou seja, o mercado já mostrava boas expectativas antes mesmo da pandemia.

Mas, essas grandes estimativas não se restringem somente à economia brasileira. O mercado fitness se expandiu pelo mundo e como mostra um levantamento feito pela International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), o setor chegou a movimentar cerca de US$ 99,9 bilhões até o final de 2019 a nível global.

Nesse mesmo ano, o faturamento do Brasil chegou a  US$ 2,1 bilhões, segundo o IHRSA. E os altos índices não pararam por aqui! Após a pandemia, houve um boom ainda maior no setor e vamos falar mais sobre isso no próximo tópico.

O crescimento do mercado fitness após a pandemia

Durante a pandemia, nunca se falou tanto em saúde e bem-estar, e é claro que com isso a preocupação dos brasileiros aumentou. Segundo uma pesquisa feita pelo Strava, ao decorrer da quarentena, houve um aumento significativo na procura por atividades físicas no Brasil.

De fato, a qualidade de vida se tornou prioridade para grande parcela da população que durante e após a pandemia, procuraram cuidar mais da sua saúde por meio de uma alimentação saudável e atividades físicas.

Com a crescente demanda nesse período, o mercado fitness precisou se reinventar e se consolidou ainda mais com as famosas consultorias online e aulas virtuais para que as pessoas pudessem treinar em casa.

Como está o cenário atual do mercado fitness?

Não é novidade alguma que a área da saúde é um mercado que tem sempre uma grande demanda por profissionais especializados, principalmente na área de Educação Física.

O reflexo disso é que após a pandemia e reabertura das empresas, o futuro do setor fitness mostrou-se ainda mais promissor.

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro semestre de 2022, os setores de moda e saúde, beleza e bem-estar alcançaram o  faturamento de R$ 4,8 milhões e R$ 9,7 milhões, respectivamente.

Os números são altos e confirmam a grande expansão desta área, que tem uma expectativa ainda melhor para os próximos anos.

Mercado fitness: 4 tendências para os próximos anos

E já que falamos em futuro, você já se perguntou quais as tendências deste mercado? Se você tem interesse pelo curso de Educação Física, saiba que essa é uma área da saúde que está em alta e a seguir vamos relevar quatro tendências do setor que mais cresce no Brasil.

1- Atividades e exercícios ao ar livres

Nos últimos anos, uma das atividades que mais se popularizou no mercado fitness foram os exercícios ao ar livre.

Promovendo um maior relaxamento e atividades físicas em um ambiente aberto, a prática ganhou muitos adeptos após a pandemia e veio para ficar, mostrando-se uma forte tendência para o futuro.

A atividade que pode ser feita individualmente ou em grupo promove, além da qualidade de vida, um contato maior com a natureza devido à sua prática em ambientes abertos, e é uma grande oportunidade para os profissionais de Educação Física.

2 - Treinos adaptados

Outra grande tendência desse universo fitness, são os treinos adaptados.  Em resumo, essa prática oferece ao aluno a possibilidade de ter um treino personalizado para a sua rotina.

Ou seja, ao invés de ter um treino fixo, o aluno contará com um cronograma especial pensando detalhadamente em sua disponibilidade e ambiente. O foco é promover um treino cada vez mais adaptado à realidade daquele indivíduo, seja feito em casa ou na academia.

Com o dia a dia corrido de muitos brasileiros, não precisamos nem dizer o porquê essa atividade conquistou tantos adeptos, não é?

3- Treinos online

A prática que se popularizou ainda na pandemia, hoje conquistou milhares de brasileiros e mostra-se uma forte tendência para os próximos anos.

Devido à sua praticidade e comodidade, as aulas online permitem que o indivíduo mantenha uma rotina de atividades físicas de onde estiver.

Para quem busca conciliar um cronograma de treinos com as suas atividades rotineiras, a flexibilidade das atividades virtuais é um diferencial e tanto.

Vale ressaltar que os treinos online são ministrados por profissionais habilitados, e dessa forma pode contribuir até mesmo para as academias ampliarem seu leque de atuação.

4 - Aplicativos no mercado fitness

Em meio a uma geração cada vez mais conectada e diante de tantos avanços tecnológicos, é claro que não poderíamos deixar de mencionar os aplicativos de atividade física.

Os APPs que foram muito utilizados ainda na pandemia, prometem ser uma tendência ainda maior para os próximos anos.

A verdade é que a tecnologia se uniu ao mercado fitness, e o resultado é  uma maior propagação das atividades físicas no ambiente virtual.

Os aplicativos podem aproximar quem procura uma vida saudável de profissionais especializados, como também podem ser utilizados para organizar uma rotina ou registrar a evolução.

Se você sonha em começar sua graduação na área de Educação Física, é hora de começar a se planejar!

Inscreva-se aqui!

Tags: mercado fitness