Atualmente, a Psicologia vem crescendo e garantindo seu espaço nos cursos da área da saúde. Porém, engana-se quem pensa que o mercado de trabalho pode estar saturado para esses profissionais.Devido ao estresse e à ansiedade provocados pela correria do cotidiano, a procura por ajuda psicológica vem aumentando significativamente nos últimos anos. Por outro lado, ainda existem diversas questões que rodeiam essa profissão e cercam, principalmente, os interessados em estudar Psicologia.
Pensando nisso, vamos listar os 3 mitos mais comuns sobre essa área e esclarecer a verdade por trás de cada um deles!
Se você pretende cursar Psicologia, não deixe de ler este post até o final. Continue agora mesmo!
Mitos da Psicologia
Em síntese, o objetivo do estudo da Psicologia é a compreensão dos processos mentais e do comportamento humano. Essa ciência busca entender o indivíduo em sua totalidade, além de seus problemas e transtornos, buscando o seu desenvolvimento e autoconhecimento.
Por ser uma ciência complexa e subjetiva, essa área ainda desperta diversos estereótipos e preconceitos. É necessário que se entenda melhor sobre essa profissão e, para isso, descubra, a seguir, a verdade sobre os mitos que rodeiam a Psicologia.
1. Psicologia é um curso fácil
Muitas pessoas encaram o psicólogo como alguém disposto a conversar e a dar conselhos para seus pacientes, porém sabemos que essa profissão vai muito além. Para se tornar um profissional de Psicologia, é necessário muito estudo e dedicação durante toda a carreira.
O contato direto com o paciente exige extrema responsabilidade, e, por haver análises subjetivas, a capacitação do profissional é fundamental para a obtenção de diagnósticos corretos.
Veja também:
2. Psicólogo só trabalha em clínicas
Mito! O curso de Psicologia é bem amplo, e durante a graduação, o aluno poderá desenvolver diversas áreas, habilidades distintas e optar pela carreira que achar mais interessante.
Se falamos sobre o mercado de trabalho, Psicologia Clínica é apenas uma opção. O profissional pode atuar em diferentes áreas, como:
- esportiva;
- hospitalar;
- organizacional;
- educacional;
- jurídica;
- trânsito;
- saúde pública.
Outra opção é a área acadêmica, onde muitos profissionais de Psicologia dedicam a sua carreira a ensinar outros profissionais.
3. Psicólogo é “coisa de louco”
Essa, talvez, seja a ideia mais comum e errônea sobre essa profissão. A Psicologia está ligada, historicamente, a problemas mentais e à “loucura”. No entanto, hoje, compreendemos com clareza que seu foco principal são os indivíduos que procuram mudanças
O objetivo do estudo da Psicologia é compreender o indivíduo em sua totalidade, além de seus problemas e transtornos, e buscar o autoconhecimento e desenvolvimento humano. Não é raro, atualmente, encontrar pessoas estressadas, angustiadas ou com dúvidas na hora de tomar decisões. Nesses momentos, a Psicologia é ainda mais necessária!
Dessa maneira, aceitar que precisa de ajuda não é fraqueza ou loucura e sim um sinal de que o indivíduo se preocupa com a sua saúde de maneira integral e sabe que a busca pelo seu equilíbrio mental é de extrema importância.
Onde cursar Psicologia?
Antes de escolher onde fazer faculdade de Psicologia, é necessário que o aluno se atente à grade curricular da instituição escolhida. Nesse documento, serão descritos todos os assuntos abordados durante a graduação e a carga horária correspondente.
Na Faculdade Pernambucana de Saúde, a graduação em Psicologia é oferecida no período da manhã e tem duração de 4 anos (8 semestres). Os estudantes terão acesso à prática desde o início da graduação, grande diferencial adotado de forma pioneira por essa instituição visando favorecer o ensino-aprendizado.
Ao longo do último ano do curso os alunos realizarão estágios curriculares obrigatórios, ainda supervisionados por profissionais capacitados. Além disso, atividades teóricas e práticas, atividades complementares e o trabalho de conclusão de curso ajudam a compor as 4.024 horas de aprendizado.
O curso de Psicologia oferecido por essa instituição propõe-se a formar profissionais com conhecimentos, competências e habilidades requeridas para o exercício capacitado da profissão, como:
- Atenção a saúde mental;
- abordagens e intervenções;
- comunicação;
- formação permanente.
Além disso, a FPS conta com um corpo docente altamente qualificado e seu curso de Psicologia em Recife recebe o apoio do IMIP (Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira), maior complexo hospitalar de ensino do Norte-Nordeste, favorecendo o acesso às atividades e rotinas práticas da profissão nos diversos cenários.
Da mesma forma, outros fatores contribuem para que essa seja uma ótima opção de faculdade em Recife de Psicologia, como é o caso da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), proporcionando diversos benefícios para o ensino-aprendizagem. A FPS é uma instituição de ensino superior pioneira na adoção do método ABP, tornando o processo de aprendizagem muito mais estimulante.
Por fim, compreendemos a necessidade de investigar e analisar a profissão que desejamos seguir, e se a escolha for cursar Psicologia, a dedicação e o estudo constantes farão parte da rotina profissional.
Quer saber mais sobre essa e outras graduações? Acesse nosso site!