Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

O que um nutricionista faz? Tudo sobre a profissão!

Por FPS

Entre as múltiplas profissões que integram a área da saúde, há uma que se ocupa de relacionar saúde e alimentação. Estamos falando da nutrição, mas o que realmente vamos te contar é o que um nutricionista faz, como é o curso de Nutrição e como ser nutricionista.

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre essa carreira!

O que é Nutrição?

A relação do indivíduo com os alimentos é o objeto de estudo da nutrição. O intuito é analisar os efeitos dos hábitos alimentares na saúde das pessoas, considerando as necessidades nutricionais em cada fase da vida.

Ou seja, a ciência da nutrição é capaz de desvendar qual é a influência da alimentação no organismo humano, além de permitir a criação de cardápios específicos, entendendo como a composição dos alimentos pode refletir em um objetivo final.

Entenda, agora, para que serve um nutricionista. Continue conosco!

Veja também:

O que faz um nutricionista?

O nutricionista é o profissional encarregado de entender o vínculo entre alimentação e saúde e, a partir disso, elaborar as melhores estratégias alimentares para indivíduos ou grupos.

No caso de pacientes individuais, o que um nutricionista faz é estabelecer uma dieta saudável, nutritiva e equilibrada em função de uma melhor qualidade de vida. O diagnóstico nutricional vem seguido da prescrição de dietas de acordo com a demanda do paciente e com seu estilo de vida.

Isso requer acompanhamento contínuo por parte do especialista, afinal, ele precisa observar se o seu método tem gerado o resultado esperado.

A assistência a grupos, por sua vez, é uma tarefa de maior abrangência. O nutricionista deve administrar programas alimentares que atendam a grupos de pessoas, levando em conta os nutrientes que todos necessitam e as possíveis restrições envolvidas.

Se formos abordar, de modo geral, qual é a função do nutricionista, diríamos que é a compreensão integral dos alimentos em relação aos fatores biológicos. Apesar disso, seu papel pode ser desmembrado em:

  • Elaboração de diagnóstico nutricional;
  • Prescrição de dietas e suplementações alimentares para pacientes enfermos ou sadios;
  • Controle de qualidade de alimentos em refeitórios e restaurantes;
  • Garantia de segurança alimentar;
  • Desenvolvimento e avaliação de produtos alimentícios.

Seja individual, seja coletivamente, o profissional de nutrição lida com situações diversas, e elas podem estar associadas à prática de atividade física, a aspectos estéticos, a patologias e seus tratamentos ou, simplesmente, à manutenção de um quadro estável.

e-book do curso de nutrição

Em quais áreas o nutricionista pode atuar?

Você já sabe que o profissional de nutrição lida com a alimentação adequada desde casos particulares até a saúde coletiva, certo?! Além de entender o que um nutricionista faz, você também precisa saber quais são seus campos de atuação.

São diversas as áreas em que o nutricionista pode trabalhar, confira:

  • Nutrição Clínica: hospitais, consultórios, home care, instituições de assistência geriátrica;
  • Nutrição Esportiva: academias e clubes esportivos;
  • Nutrição Social: vigilância sanitária, programas de saúde pública, atenção básica de saúde;
  • Nutrição coletiva: restaurantes, refeitórios, escolas, creches, ONGs, hotéis.

Ainda há muitas outras possibilidades de atuação, como é o caso do Marketing Nutricional. Esse segmento não só visa a levar informações confiáveis ao público como também realizar pesquisas, testes de novos alimentos, rotulagem de produtos, receitas em cozinhas industriais e até atendimento ao cliente.

Não é por acaso que o mercado de trabalho para quem se forma em nutrição está em ascensão, sendo a expansão das áreas de atuação um dos fatores que contribuem para tal.

Como é o curso de Nutrição?

Saber o que se estuda em nutrição é tão importante quanto saber qual a função do nutricionista. Em uma boa faculdade de Nutrição, o estudante tem a oportunidade de associar os conteúdos teóricos com a prática, sendo inserido em cenários diversos para, desde então, ter contato com o exercício da profissão.

Uma metodologia de excelência estrutura-se nas aulas teóricas, nos laboratórios, na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e no estágio em nutrição. Aliás, é válido salientar que o estágio supervisionado deve acontecer em um hospital de ensino como o IMIP, por exemplo.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais determinadas pelo Ministério da Educação (MEC), a graduação em nutrição deve contemplar os seguintes tópicos:

  • Ciências Biológicas e da Saúde;
  • Ciências Sociais, Humanas e Econômicas;
  • Ciências da Alimentação e Nutrição;
  • Ciências dos Alimentos.

Nesses eixos, o aluno adquire conhecimento em anatomia, genética, psicologia, comunicação, economia, gestão de unidades de alimentação, técnica dietética, patologia, higiene, controle de qualidade de alimentos e muitos outros conteúdos.

Fica evidente que o profissional faz mais do que prescrever dietas, um nutricionista também compreende o contexto sociocultural e econômico e sua influência no consumo dos alimentos pela população.

Mas, afinal, como se tornar um profissional da área?

Para obter o título de nutricionista, é preciso, primeiro, concluir a graduação em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, cumprindo a carga horária mínima do curso: 3.200 horas distribuídas em 4 anos.

Uma vez integralizada a matriz curricular do curso, deve-se obter o registro profissional no Conselho Regional de Nutrição (CRN).

Após entender o que um nutricionista faz, leia também: Curso de Nutrição, vale a pena? Tudo sobre a graduação!

Curso de nutrição, vale a pena?  Tudo sobre a graduação!

Tags: o que um nutricionista faz

Posts Relacionados

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news