Onde Fisioterapeuta pode atuar: as 5 melhores áreas!

Os movimentos do corpo humano são o foco daqueles que decidem ingressar no curso de graduação em Fisioterapia. Mas onde fisioterapeuta pode atuar?Se você tem interesse pela área e gostaria de saber mais sobre as possibilidades nesse mercado, este post é para você!

Continue conosco para desvendar o assunto e, ainda, entender como a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) pode ajudar você!

Boa leitura.

O que faz um fisioterapeuta?

O profissional da fisioterapia age na prevenção e restauração da integridade das funções do organismo, realiza tratamentos por meio de técnicas de massagem, exercícios físicos, exercícios aquáticos, tratamentos térmicos e, inclusive, acupuntura.

Os movimentos do corpo podem sofrer limitações devido a lesões, vícios de postura, condições genéticas, procedimentos cirúrgicos e doenças.

A depender do caso, o fisioterapeuta vai atuar na recuperação das funções, como em casos de acidentes, mas também pode realizar um trabalho preventivo, como o de corrigir hábitos que podem trazer problemas futuros.

FPS_CTA_Banner_1200x444_FisioterapiaComo é o mercado de trabalho para a fisioterapia?

Você sabe quanto ganha um fisioterapeuta?

A média salarial do fisioterapeuta é de R$ 2.873,03, sendo que o piso salarial é de R$ 2.622,18 e o teto corresponde a R$ 5.185,91, considerando uma jornada de trabalho de 31 horas semanais.

É importante recordar que os valores são variáveis conforme a região em que o profissional trabalha e a sua especialidade.

E por falar em áreas de atuação, vejamos, agora, em quais áreas o fisioterapeuta pode atuar!

As 5 melhores áreas de atuação do fisioterapeuta

Fisioterapeutas atuam em hospitais, clínicas e outras instituições de saúde, empresas, home care, indústria de aparelhos, clubes esportivos ou em carreira acadêmica.

Os principais cursos de pós-graduação na formação em Fisioterapia são:

1. Fisioterapia Esportiva

O foco nessa área é a assistência aos atletas, tanto na prevenção quanto na recuperação de lesões musculares.

O trabalho do fisioterapeuta nos esportes tem como objetivo auxiliar no melhor desempenho do competidor sem danos à sua saúde motora, promovendo força, resistência, flexibilidade e equilíbrio. Além disso, trabalha na reabilitação em casos de luxações, torções, fraturas, contusões etc.

No curso de fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), os estudantes têm acesso a 24 laboratórios, entre eles, o Laboratório de Fisiologia do Exercício, que os qualifica para atendimento esportivo.

2. Fisioterapia Traumato-ortopédica

A fisioterapia traumato-ortopédica é uma das mais tradicionais entre as áreas de atuação. Sua finalidade é tratar doenças, lesões e traumatismos ortopédicos em função de acidentes que tenham afetado a estrutura óssea, bem como disfunções pós-amputação.

Trata-se de um segmento que requer inteligência emocional por parte do profissional, uma vez que há chances de o paciente estar abalado.

Nesse sentido, a FPS forma profissionais capacitados para situações dessa natureza, já que conta com a prática no Hospital Ensino IMIP.

3. Fisioterapia Dermatofuncional

As funções da pele também compõem o trabalho de um fisioterapeuta graças a essa especialidade que é relativamente nova.

As clínicas de estética são locais onde o fisioterapeuta pode atuar, aplicando procedimentos nos tecidos: pele, unhas, cabelos e pelos.

Os tratamentos são voltados para condições como cicatrizes, gordura localizada, flacidez, entre outros.

4. Fisioterapia Respiratória

A Fisioterapia Respiratória é mais uma das áreas de atuação do fisioterapeuta. Nesse ramo, o profissional dá assistência em terapia intensiva, trabalhando pela recuperação das funções pulmonares, especialmente em casos de doenças respiratórias.

A grade curricular do curso na FPS a melhor faculdade de fisioterapia em Recife conta com um módulo especialmente focado na Ventilação Mecânica Aplicada.

5. Fisioterapia do Trabalho

O fisioterapeuta desse ramo promove a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e do tratamento de lesões decorrentes de sua atividade laboral.

As principais atividades do fisioterapeuta são os cuidados com a postura e a ginástica laboral, podendo atuar, também, em exames admissionais e na sugestão de melhorias no ambiente.

Como é o curso de fisioterapia na FPS?

No curso de fisioterapia, o objeto de estudo são os distúrbios referentes aos movimentos do corpo humano. Isso faz com que o estudante venha a conhecer profundamente a anatomia humana e o funcionamento de seu sistema motor.

A graduação dura, em média, 4 anos e oferece diploma de bacharel mediante apresentação do trabalho de conclusão de curso. Após a integralização da matriz curricular, práticas e estágios, é preciso obter o registro no Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

E as possibilidades de atuação são diversas, como você pôde notar, além de o salário ser mais um atrativo, não acha?

A grade curricular do nosso curso abrange não só os conhecimentos dessas áreas mas a vivência no Hospital Escola e os estudos laboratoriais. Um de nossos laboratórios é especialmente dedicado à Fisioterapia Dermatofuncional, por exemplo.

Não é atoa que a FPS tem uma das melhores faculdades de Fisioterapia. Aliás, se você procura um curso de Fisioterapia em Recife, encontrou o lugar certo!

Visite nosso site para conhecer melhor a FPS!

Visite nosso site!

Tags: onde fisioterapeuta pode atuar