Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

Os 3 principais avanços na medicina que você precisa conhecer

Por FPS

Hoje, estamos muito distantes do que era a medicina há 100 anos, e tudo isso graças à tecnologia! Os avanços na medicina são responsáveis por melhorar a segurança e saúde mundial, aperfeiçoando técnicas e criando novas ferramentas de trabalho.

Conheça, agora, os parâmetros e avanços da medicina ao longo do tempo para entender como chegamos até aqui e saber qual a tendência de crescimento no meio. Continue esta leitura e confira!

Evolução da medicina

Apesar de hoje existirem diversas especialidades médicas, máquinas de alta tecnologia e tratamentos efetivos para milhares de doenças, nem sempre foi assim. Por anos, em diferentes sociedades, a prática medicinal era relacionada à magia, feitiçaria ou, até mesmo, à vontade dos deuses adorados na época.

Partindo desse princípio, conheça as sociedades que deram início ao estudo e realização da medicina na época. 

Medicina no Egito

Foi no Egito antigo que começou a surgir o que podemos denominar como curandeiros, ou seja, pessoas que trabalham utilizando ervas medicinais e itens da natureza para curar feridas, machucados e mal-estar. Na época, muitas das atividades eram ligadas a diferentes divindades, ou seja, tratava-se de um dom guiado para a satisfação do deus daquela terra.

No entanto, deixando de lado um pouco o misticismo, em paralelo a essa atuação, começaram a surgir interessados no estudo e na compreensão do corpo humano. Mesmo que distante de tudo que sabemos hoje, foi partindo desse ponto que se começou a entender e mapear as atividades corporais para a cura de doenças.

Grécia Antiga

Não era só no Egito que a medicina tinha forte fundamentação no divino. Na Grécia, Asclépio  (ou Esculápio, na versão romana do mito) era o nome do deus da Medicina. Segundo a mitologia, ele era filho do deus Apolo com uma mortal e dominava a arte das cirurgias e ervas medicinais. 

O deus era sempre representado segurando uma cobra enrolada em um bastão. Isso te lembra algo? Isso mesmo, Asclépio é tão relevante na história da medicina que se tornou o símbolo da profissão. 

Para os povos antigos a cobra representava o renascimento pela sua troca de pele, assim, o deus era associado ao renascimento ao remover as enfermidades e possibilitar uma nova vida após a cura. Você sabia disso?

Contudo, também na Grécia, um rapaz buscava provar, em sua filosofia, que existiam explicações mais concretas para as doenças. Assim, Hipócrates, considerado, hoje, o pai da medicina, mapeou problemas e organizou métodos sobre o acompanhamento de pacientes.

Sua pesquisa e obras foram tão relevantes para o desenvolvimento da área como conhecemos que, até hoje, em eventos solenes de recebimento do diploma, os alunos do curso de Medicina fazem o clássico “Juramento de Hipócrates". Confira o seu conteúdo resumido:

"Prometo que, ao exercer a arte de curar, me mostrarei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da Ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei de minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime."

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu a minha vida e minha arte de boa reputação entre os homens e para sempre. Se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrário".

Veja também:

Medicina no Brasil

Com todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos sobre técnicas, especializações, ética e moral da profissão, o que encontramos hoje é a medicina como instituição científica e social.

Por essa razão, é constitucional o direito de a população ter acesso a cuidados e atendimento gratuito por meio do Sistema Único de Saúde. Em um país de dimensões quase continentais como o Brasil, administrar todo o cenário não é tarefa tão simples, principalmente pelas nuances sociais e geográficas que dificultam o acesso e a atuação em muitos locais.

Por exemplo, em algumas cidades na Amazônia, é preciso adaptar os meios com o uso do “Hospital flutuante”, já que o acesso e a permanência é dificultado nessas comunidades ribeirinhas. Aí está o caráter social, frizado desde a graduação em faculdades preocupadas em oferecer um ensino cada vez mais humanizado.

 

Na área médica, muitas dessas adaptações surgiram da necessidade e ausência de recursos. Assim, a tecnologia tem sido uma aliada que caminha lado a lado com a ciência para prevenção de doenças, realização de procedimentos e tudo que possa auxiliar no dia a dia dos profissionais de saúde para o tratamento de doenças.

Quais os principais avanços na medicina?

Na medicina, podemos destacar diversas tecnologias que foram descobertas e aprimoradas para o meio com o intuito de impactar positivamente a vida do paciente. Confira, agora, 3 exemplos de novas tecnologias que vêm fazendo toda diferença!

Telemedicina

Com a pandemia do Covid-19, até para cuidar da saúde foi preciso adaptar o meio de atuação. Assim, milhares de profissionais começaram a utilizar a internet como ferramenta essencial para auxiliar os pacientes que estavam dentro de casa.

Seguindo a tendência universal, a medicina também encontrou nos aplicativos de celulares um caminho para se desenvolver. Por meio desses aplicativos, é possível fazer o monitoramento de informações como controle de glicemia, calendário menstrual, informações físicas do paciente, entre outras.

Com isso, os médicos podem monitorar com mais precisão o comportamento e a saúde desse paciente, tudo isso ao alcance de suas mãos.

Tomografia computadorizada

Tecnologia e medicina sempre andaram juntas. A prova disso é que, em 1895, a radiologia foi iniciada pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen. No ano seguinte, o raio-x já começou a ser utilizado na medicina. Desde então, tornou-se ferramenta indispensável para a realização de diagnósticos e exames em pacientes.

Agora, estamos em uma nova era com a tomografia computadorizada. A máquina para esse tipo de exame pode entregar uma visualização em 360º, incluindo nas suas imagens a possibilidade de visualizar órgãos, vias aéreas, estrutura óssea, entre outros.

Com o maquinário, é possível ter acesso a imagens de alta resolução e maior capacidade de detalhamento, fator que possibilita uma exploração cada vez mais precisa para entregar ao paciente maior efetividade no exame.

Robótica para cirurgias

Por mais habilidosas que as mãos humanas possam ser, elas estão sujeitas a diversos fatores que podem diminuir seu desempenho, como idade, ansiedade, doenças que afetam os nervos, entre outros. Para diminuir essa margem de erro e trabalhar com ferramentas cada vez mais precisas e seguras, a cirurgia computadorizada é uma grata surpresa trazida com a tecnologia.

Além disso, seu uso vai além, podendo abranger diferentes áreas e situações:

  • Cirurgias cada vez menos invasivas;
  • Utilização de laser para extrações;
  • Câmeras microscópicas para visualização e retiradas internas;
  • Braços robóticos para cirurgias delicadas;
  • Entre outros.

Tudo isso, claro, necessita de profissionais competentes que ficam responsáveis por realizar um bom uso. Com esses robôs cirúrgicos, o paciente e a medicina como um todo tendem a sair ganhando com mais segurança e ação em menos tempo.

E os avanços não param!

O ser humano está em constante movimento e adaptação, sempre trabalhando para aperfeiçoar suas técnicas e ser cada vez mais preciso. Assim é a tecnologia!

Assim, a tendência é que técnicas cada vez mais precisas surjam sempre para fazer do trabalho médico algo ainda mais seguro. Os avanços tecnológicos na medicina não só são uma certeza como também um caminho guiado por milhares de curiosos e estudiosos ao redor do mundo.

Gostou de conhecer um pouco mais esse assunto? Então, você vai gostar de conferir um dos nossos conteúdos fundamentais para quem está se preparando para o vestibular de medicina ou tem uma rotina intensa de estudos. Confira agora mesmo nosso blog e saiba: 6 impactos que o estresse nos estudos podem trazer!

Como escolher uma faculdade?  A checklist da escolha certa

Tags: avanços na medicina

Posts Relacionados

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news