Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

O curso de Psicologia é da área de Humanas ou Saúde? Descubra agora!

Por FPS

Se você tem interesse pelo curso de Psicologia, é bem provável que também já tenha se questionado sobre a área da sua futura graduação  Afinal, não é de hoje que esse dilema envolve a profissão.

Há quem diga que a Psicologia é de Humanas, outros acreditam fielmente que é  da Saúde. Mas, quem está certo nessa história? Nesse post, nós te damos a resposta! Continue a leitura e saiba mais sobre a graduação de Psicologia. 

Confira neste blog:

Boa leitura!

Qual é a área da Psicologia?

Para que você possa entender a fundo o assunto e tirar de uma vez por todas a sua dúvida, é preciso, antes de tudo, conhecer as características similares do curso de Psicologia em relação à área de Humanas e da Saúde. Vamos lá? A seguir, vamos explicar as similaridades entre ambas.

Veja também:

Psicologia como área da saúde

A Psicologia como ciência e profissão, transita entre vários campos de saber. No campo das Ciências da Saúde, este conhecimento está direcionado para a análise das relações entre a mente e o corpo humano. 

De fato, ao longo do curso de Psicologia, existem disciplinas relacionadas a assuntos biológicos e fisiológicos, onde o estudante tem a oportunidade de desenvolver um amplo conhecimento sobre a mente, o corpo e o comportamento humano.

Características da Psicologia com a área de humanas

Já no campo das Ciências Humanas, a Psicologia é reconhecida na área devido às relações e dinâmicas sociais, e a sua associação com seu contexto ambiental e cultural. 

Ou seja, essa relação entre a Psicologia e as Ciências Humanas é em razão da  forma como o curso estuda o indivíduo enquanto ser social.

De fato, existem muitos entrelaçamentos e linhas de pensamento dentro da área de Psicologia, o que a torna tão rica e interessante. 

Pronto, agora que você entendeu a similaridade entre ambas as áreas, deve estar se perguntando mais do que nunca, qual a área da Psicologia, não é? Mas, vamos chegar lá! No próximo tópico, vamos falar mais sobre isso.

Afinal, a Psicologia é de Humanas ou Saúde?

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) classifica a Psicologia como sendo parte das Ciências Humanas, que compreende o estudo do ser humano a partir de suas produções e relações sociais. 

Já a Resolução nº 218/97 do Conselho Nacional de Saúde reconhece os psicólogos como profissionais da Saúde. Para realização dos testes do ENADE, o curso de Psicologia localiza-se no grupo de Ciências Humanas. Mas, afinal, a Psicologia está dentro de que área?

O Conselho Federal de Psicologia, em discussões recentes sobre a formação, afirma que a Psicologia incorpora ambas as áreas na formação e na carreira. 

As definições entre a Psicologia ser de Humanas ou da área da Saúde limitam a compreensão do sujeito humano, reduzindo o campo da Psicologia, sem levar em conta sua complexidade e singularidade. 

Dentro de uma visão ampla, interessa para a Psicologia não demarcar os campos de saber, assim como não separar, de um lado o ser humano abordado pela filosofia, sociologia, antropologia, arte, história e as relações sociais, do outro lado, o campo das ciências biológicas, da mente e do corpo. 

Portanto, a ciência psicológica deve transitar entre as diversas áreas do saber que respondam à questão fundamental do sujeito: quem eu sou e como a minha relação com os outros me constitui. 

Desta forma, o principal objetivo da Psicologia é entender cada indivíduo para prevenir e promover a qualidade de vida do ser humano em sua integridade, ou seja, nos seus aspectos biológicos, psíquicos e sociais. 

Ok, agora que você entendeu mais a fundo sobre a área da Psicologia, vamos falar sobre a sua futura graduação? Afinal, quanto tempo dura o curso de Psicologia e como funciona o curso? No próximo tópico, vamos responder todas as suas dúvidas!

Como é o curso de Psicologia da FPS?

Imagino que agora que você começou a planejar o seu curso de Psicologia em Recife, tenha algumas dúvidas sobre como funciona a graduação, não é? Mas, não se preocupe! Vamos te explicar agora como funciona o curso da FPS.

O curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde tem duração de quatro anos e une a teoria e a prática por meio de uma metodologia inovadora, voltada para Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), adotada em todos os cursos da FPS.

A metodologia se baseia na pesquisa para promover a aquisição autônoma e ativa do conhecimento, levando em conta a pesquisa como ferramenta de aprendizagem. 

O grande objetivo é tornar o estudante um futuro profissional apto para lidar com os desafios contemporâneos, embasados na ciência e com um perfil inovador e atualizado.

Outro grande diferencial do curso de Psicologia da FPS é a iniciação científica. Em resumo, a  iniciação científica representa uma oportunidade para o estudante de graduação se inserir no ambiente de pesquisa acadêmica. O foco é promover a formação de futuros psicólogos pesquisadores.  

Além disso, ao decorrer dos quatro anos de formação, os estudantes do curso de Psicologia da FPS têm a oportunidade de trabalhar nos Laboratórios de Metodologia de Pesquisa desde o primeiro período. Ao total, são cinco laboratórios aos quais o estudante tem acesso durante todo o curso. 

O curso de Psicologia da FPS entende que a teoria é construída a partir de uma vivência  prática, e a iniciação científica permite que o estudante possa, através dos instrumentos validados cientificamente, construir hipóteses e investigá-las sistematicamente até que os achados permitam a discussão dos resultados e as devidas considerações. Incrível, não é?

E então, agora que você tirou todas as suas dúvidas sobre, o que está esperando para estudar Psicologia? Comece sua graduação dos sonhos com o melhor corpo docente e a melhor infraestrutura à sua disposição. Clique no link abaixo e inscreva-se já

Quero me inscrever!

Tags: curso de psicologia

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news