Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

Quais os desafios de um estudante de medicina? Confira!

Por FPS

Você é uma dessas pessoas que está decidida a se tornar estudante de medicina? Se sua resposta é “sim”, é provável que tenha bastante curiosidade sobre a rotina e os desafios encontrados nesse percurso, correto?!

E com a aproximação da época do vestibular, é hora de conhecer melhor como é o dia a dia dos alunos de graduação desse ramo.

O curso de medicina é, definitivamente, um dos mais cobiçados da área da saúde, mas sua complexidade também é notável!

Por um lado, há o prestígio pela capacidade de salvar vidas e restaurar a saúde das pessoas. Por outro, existe a necessidade de muita dedicação, o que torna a trajetória de formação mais intensa e admirável.

Continue a leitura deste post e entenda como é cursar medicina!

 

Rotina do estudante de medicina

Ser um grande médico é o sonho de muitos jovens que têm aptidão natural para a profissão e, muitas vezes, são inspirados por um familiar ou alguém que admiram.

Seja como for, o que o futuro profissional quer é deixar um legado positivo na sociedade, mas antes, é preciso passar por longos anos de formação, executando atividades diversas.

Entre as tarefas de quem estuda medicina, estão as aulas teóricas e as práticas, tanto em laboratórios quanto em hospitais.

A carga horária mínima exigida pelo Ministério da Educação é de 7.200 horas, mas, em algumas instituições, pode chegar a mais de 8.000 horas. E o aluno deve concluir a graduação em, no mínimo, 6 anos, que é equivalente a 12 semestres.

 

Tempo de estudo

Para entender melhor como é a rotina do estudante de medicina, precisamos falar do período que se passa diante dos livros, apostilas, anotações e afins.

Quem passa em uma faculdade de Medicina já está acostumado com muitas horas de estudo, afinal, é preciso obter notas altas no vestibular para ingressar nesse curso. Sendo assim, o tempo dedicado aos estudos durante a graduação pode não ser o maior dos desafios.

Em geral, o estudante de medicina destina de 8 a 12 horas do seu dia para as tarefas universitárias, e é fundamental administrar bem o seu tempo para passar por cada um dos conteúdos. Para isso, vale elaborar um cronograma de estudos.

Veja também:

Os 3 maiores desafios do estudante de medicina

Existem, no campo da medicina, dificuldades como em qualquer outro curso. No entanto, alguns desafios são particulares de uma graduação tão densa e que exige tantas competências por parte do egresso.

Inclusive, a gama de possibilidades pode ser um impasse para quem ainda não sabe em qual das áreas da medicina vai se especializar.

FPS_CTA_Banner_Mercado_de_trabalho_na_area_da_saud

Quantidade de conteúdos

O futuro médico precisa obter conhecimento integral, o que se dá por meio da aliança entre ensino, pesquisa e extensão. As melhores faculdades equilibram teoria e prática a partir de conteúdos baseados em problemas reais, preparando o aluno para o seu futuro trabalho.

Isso faz com que o volume de informações essenciais à construção do saber dos futuros profissionais em medicina seja denso. Além disso, o conteúdo é variado, indo desde as funções dos órgãos e sistemas, passando por estudo de anatomia nos laboratórios, até análise de imagens macro e microscópicas.

Tudo precisa ser visto de maneira aprofundada e requer do estudante de medicina boas doses de energia, interesse e dedicação.

 

Atualização constante

Muito mais do que aprender a tratar doenças, tanto o aluno quanto o profissional devem estar em dia com os avanços científicos da área. É importante manter esse hábito desde a faculdade, acompanhando as tendências que envolvem os recursos utilizados no exercício da profissão.

Quem tem a criatividade aguçada pode se beneficiar dessa característica, já que a busca constante por novidades acontece por meio de pesquisas, notícias e materiais recém-publicados.

Após sua formação, os cursos complementares e as especializações certamente valem a pena para ampliar seu conhecimento.

 

Responsabilidade elevada

Qualquer estudante de medicina sabe que enfrentará situações difíceis e de grandes responsabilidades, e mesmo tendo consciência disso, não deixa de ser um grande desafio.

A boa notícia é que as melhores faculdades preparam os alunos para encarar as mais variadas situações. A prática em assistência médica ao longo da graduação em diversos cenários e a metodologia de ensino são as grandes responsáveis pela capacitação do aluno para superar esse obstáculo.

Aliás, ter vivência em um hospital de ensino contribui para o desenvolvimento ético, para o foco, o equilíbrio e a responsabilidade fundamentais nessa profissão.

Para além dos desafios encontrados na graduação, desde já, o egresso pode começar a pensar em outros aspectos especialmente relevantes. Veja a seguir!

 

Residência médica

Não restam dúvidas de que a trajetória do estudante de medicina é extensa, e, muitas vezes, o início da carreira propriamente dita só acontece após a residência médica. Trata-se de uma modalidade de ensino de pós-graduação que tem a forma de um curso de especialização.

O programa foi instituído pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, junto à criação da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Nessa modalidade, os pós-graduandos realizam atividades de caráter profissional em instituições hospitalares sob orientação de médicos especialistas.

Com duração mínima de dois anos, é possível fazer especialização em algumas áreas da medicina:

  • Clínica Médica;
  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Pediatria;
  • Cirurgia Geral;
  • Medicina do Trabalho;
  • Cardiologia;
  • Neurologia;
  • Infectologia;
  • Radioterapia;
  • e muitas outras.

O ingresso na residência médica acontece por meio de concursos, embora haja o programa de acesso direto, em que não há requisito para entrar.

Medicina

Mercado de trabalho em medicina

Todos os desafios e a rotina árdua do estudante de medicina serão recompensados, até porque o curso valoriza o ato de ajudar o próximo!

Não se trata somente da remuneração, que, aliás, é uma das melhores no mercado de trabalho. Salvar vidas é de grande valor para esses profissionais, e ter consciência dessa responsabilidade é requisito fundamental para os futuros alunos do curso.

A medicina oferece um leque de possibilidades com várias áreas de atuação, desde clínico geral até as mais específicas, como geriatria.

Seu trabalho pode ser executado em clínicas e hospitais, com assistência diária, como urgência e emergência, saúde pública, saúde da família e, até mesmo, na gestão hospitalar.

Não há como negar que o estudante de medicina encontra grandes desafios em seu trajeto, mas os obstáculos são fundamentais para iniciar a carreira com maestria!

Se você deseja saber mais sobre o curso de Medicina e muitos outros de saúde, inscreva-se em nossa Newsletter e receba informações em primeira mão!

 

CTA_Newsletter_800x280p

 

Tags: estudante de medicina

Posts Relacionados

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news