Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

Qual a diferença entre bolsas de estudo e financiamento?

Por FPS

Hoje em dia, existem várias formas de ingresso em uma instituição de ensino superior, incluindo bolsas de estudo e programas de financiamento que contribuem para a formação universitária da população brasileira. Dessa forma, o estudante tem acesso facilitado à faculdade que deseja por meio do auxílio financeiro vindo do governo ou da iniciativa privada.Você já sabe que os programas de incentivo ao estudo apoiam estudantes que desejam entrar na faculdade particular e não têm condições de arcar com os custos, certo? Mas você sabe qual a diferença entre as opções?

Preparamos este post para lhe dar todas as informações sobre os tipos de benefícios disponíveis para ingressar nos cursos de graduação. Confira!

 

O que são as bolsas de estudo?

Uma das maneiras de ingressar em cursos de graduação é por meio das bolsas de estudos, que podem ser incentivos governamentais ou por parte da própria instituição. Com essa iniciativa, o estudante tem assistência financeira em forma de desconto parcial ou integral nas mensalidades.

Você sabia que a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) oferece bolsas de estudo? Veja quais são as opções!

 

Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é uma ação do Ministério da Educação (MEC), órgão do Governo Federal, que fornece bolsas de 100% e 50% em faculdades privadas de ensino superior. Alguns critérios devem ser cumpridos para que se tenha direito às bolsas do Prouni.

 

Aqueles que desejam se inscrever no Prouni podem ser:

  • Estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas ou em escolas privadas sob a condição de bolsista;
  • Estudantes com deficiência, independentemente de onde cursaram o Ensino Médio;
  • Estudante que não seja portador de diploma de curso superior.

 

E quais são os requisitos?

  • Renda familiar mensal bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsas de 100%;
  • Renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos por pessoa para bolsas de 50%;
  • Ter realizado a Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) mais recente;
  • Ter nota acima de 450 pontos nas provas do ENEM e não ter tirado zero na redação.

Leia também

 

FormaSUS

O Governo Estadual Pernambucano também possui um programa de formação com bolsas integrais em instituições de ensino técnico e de cursos superiores. Trata-se da Formação do Sistema Único de Saúde ou FormaSUS.

Os requisitos de participação são semelhantes aos do Prouni: ter sido estudante de escola pública ou bolsista integral da rede privada com nota superior a 450 pontos nas provas do ENEM e acima de zero na redação.

As inscrições devem ser feitas dentro do período definido no site do programa, na aba “Inscrição”.

Depois de entender o que é Prouni e FormaSUS, é hora de conhecer outro tipo de benefício disponível para alunos da FPS. Vamos ao próximo tópico!

FPS_CTA_Banner_Como_descobrir_qual_e_o_melhor_curso_na_area_da_saude

O que é o financiamento estudantil?

O financiamento é uma espécie de crédito estudantil. Geralmente, uma instituição financeira privada ou vinculada ao governo arca com as mensalidades do seu curso e você paga o valor depois de se formar.

Existem algumas modalidades de financiamento estudantil, mas todas têm a mesma finalidade: ajudar o estudante a pagar as parcelas do curso, como se fosse um empréstimo.

A FPS conta com algumas alternativas de financiamentos. Conheça!

 

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é mais um dos programas do Governo Federal que visa a facilitar o acesso à formação universitária. A solicitação do financiamento se dá por meio de um processo seletivo baseado na nota do ENEM, que deve ser superior a 450 pontos nas provas e acima de zero na redação.

O FIES oferece modalidades de acordo com a renda familiar do candidato, tendo a possibilidade de juros zero no pagamento.

 

CredIES

Para favorecer o acesso dos estudantes de baixa renda, a FPS conta, também, com o CredIES, programa de incentivo ao estudo do Fundacred. O estudante passará a quitar o saldo devedor somente após a formatura, e o juros é zero!

 

Crédito Universitário Bradesco

Mais uma opção de subsídio estudantil na FPS é o Crédito Universitário Bradesco. O financiamento de até 100% pode ser solicitado a cada novo semestre, com possibilidade de pagamento das parcelas por meio do débito em conta corrente.

Conheça os nossos cursos

 

Afinal, qual a diferença entre bolsas de estudo e financiamento?

O financiamento estudantil funciona como uma espécie de empréstimo que gera uma dívida para você quitar em um tempo determinado. As condições de pagamento costumam ser facilitadas para os estudantes, inclusive com chances de obter juros zero. Basta que você cumpra os requisitos do programa escolhido, seja aprovado no resultado final da seleção e inicie seu curso.

Já as bolsas de estudo são iniciativas que arcam com os custos da sua formação acadêmica sem que você precise pagar por isso. É importante lembrar que, além dos critérios iniciais, como ter feito o Ensino Médio em escola pública, é preciso que o aluno mantenha regularidade no curso, com frequência e boas notas para a manutenção do benefício.

Está pensando em iniciar sua graduação ou pós-graduação na FPS e precisa de uma ajuda financeira? Conheça: Quais as formas de financiamento estudantil? Um guia da FPS!

FPS_CTA_Quais_as_formas_de_financiamento_estudantil_Um_guia_da_FPS

 

Tags: bolsas de estudo

Posts Relacionados

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news