Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

Qual o papel do enfermeiro nos atendimentos hospitalares?

Por FPS

Você consegue responder qual o papel do enfermeiro  dentro de hospitais? Seja qual for sua resposta, tenho certeza que ainda há diversas possibilidades que você pode sequer saber que são incumbências de quem é graduado na área. Cuidar dos pacientes é apenas a ponta do iceberg!

Dentro do ambiente hospitalar, as atividades realizadas pelo profissional de enfermagem são muito mais vastas e complexas do que se imagina, afinal, são esses profissionais que acompanharão de perto e de forma constante o paciente, desde a sua entrada até o momento da alta.

Para entender melhor qual o papel do enfermeiro, como funciona o dia a dia e as atividades que este profissional pode realizar, confira abaixo tudo que você precisa entender sobre as áreas de atuação que encontrará no mercado de trabalho voltado para o ambiente hospitalar!

A enfermagem e sua atuação

Ainda na dúvida sobre o que faz um enfermeiro e sobre o que se estuda nessa graduação da área da saúde? Então é hora de esclarecer! 

Quando falamos do atendimento hospitalar, estamos citando um ambiente que pode ser um lugar de passagem ou estadia, visto que o paciente pode ficar longos períodos no local. Para qualquer um dos casos, é preciso um atendimento humanizado antes de tudo.

Lidar com pessoas pode ser algo delicado, logo, os enfermeiros que estão na linha de frente precisam antes de mais nada de um preparo psicológico para a montanha russa de sentimentos que fluem nesses ambientes.

Depois da humanização, a empatia vem quase como consequência desse primeiro. Dito isso, podemos passar para critérios mais técnicos.

Para ser um bom enfermeiro, é preciso ter:

  • Bastante estudo;
  • Sensibilidade;
  • Perfil analítico para estudar situações;
  • Capacidade de tomar decisões rápidas;
  • Agilidade e habilidade com os materiais;
  • Empatia;
  • Organização;
  • Senso de coletividade para realizar o trabalho com a equipe necessária;
  • entre outros.

Mas calma, se você pretende ser um estudante de enfermagem, todas essas habilidades técnicas e subjetivas podem ser trabalhadas em salas de aula, laboratórios e nas atividades práticas!

Veja também:

Qual o papel do enfermeiro nos hospitais?

Qual é a função do enfermeiro no atendimento hospitalar?

Hoje, vamos focar nas atividades do enfermeiro que trabalha neste ambiente: hospitais. Neste local, o profissional pode prestar assistência a todos que estão no ambiente, seja ele público ou privado, de formas diferentes.

Afinal, cuidar não é só estar ao lado, mas também inclui itens importantes como a otimização de processos para que o paciente tenha um atendimento eficaz e efetivo.

Vamos lá?

Triagem e acompanhamento do paciente

Um dos principais papéis dos profissionais de enfermagem é o acompanhamento e triagem dos pacientes que chegam. É responsabilidade do enfermeiro estar na linha de frente, preenchendo o prontuário para deixar a equipe a par do assunto, monitorar o quadro deste paciente e realizar a administração dos medicamentos receitados.

Assim, todo o acompanhamento é feito sob os cuidados deste profissional.

Coordenação de assistência

Exercendo um papel mais administrativo na logística hospitalar, a enfermaria hospitalar também possibilita uma atuação mais direcionada a organizar pessoas e processos. Neste caso, a pessoa nomeada enfermeiro chefe é responsável pela criação de escalas, lista de plantões e entre outras decisões para agilizar os atendimentos e possibilitar um rodízio justo de funcionários.

Urgência e emergência

Ao entrar dentro de uma urgência de saúde, seja por ferimentos, machucados, episódios de dor ou qualquer outro motivo, é com o enfermeiro que você terá o primeiro contato, primordial para o bom andamento de todo o processo.

Além disso, é responsabilidade do enfermeiro:

  • Organizar os atendimentos por área (ortopedia, cardiologia, etc);
  • Definir prioridades de acordo com a urgência de cada caso;
  • Realizar a pré-consulta para facilitar o processo seguinte no atendimento médico;
  • Realizar a pós-consulta para facilitar o entendimento do paciente sobre o tratamento prescrito pelo médico;
  • Sistematização dos equipamentos necessários para realização do atendimento e possíveis procedimentos.

Atuação em cirurgias

Você sabia que o enfermeiro também é figura fundamental para a realização de procedimentos cirúrgicos dentro do ambiente hospitalar? 

Pois é, neste caso, todo o trabalho inclui o preparo que antecede a cirurgia, preenchimento do prontuário, coleta e acompanhamento para exames necessários e observação do paciente nos momentos que antecedem o procedimento.

Já na sala de cirurgia, o papel do enfermeiro é atuar lado a lado com o médico, mantendo o paciente assistido e o local aberto e sempre limpo, facilitando a atuação  do cirurgião.

Após o procedimento, o enfermeiro volta a fazer todo o acompanhamento de perto, realizando agora a limpeza do local e administração da medicação indicada. 

Invista na Enfermagem hospitalar!

Viu só como o enfermeiro está em mais lugares no hospital do que a gente imagina? Com essa versatilidade, seu trabalho é sempre dinâmico e ancorado em alguns tópicos que falamos acima: no conhecimento científico e no atendimento humanizado! 

O foco é sempre um resultado positivo para os pacientes que passam por aquele ambiente, logo, um enfermeiro bem preparado irá promover organização, limpeza, agilidade e atenção que são ótimas palavras para resumir tudo que o atendimento em hospitais pode oferecer.

Pensando em fazer uma faculdade de Enfermagem? Então já internalize que para esta profissão, o sinônimo é de agitação! Se você gosta de desafios e  de alguma dessas áreas do atendimento hospitalar, então pode se jogar sem medo!

Para te ajudar a compreender melhor o que te aguarda no futuro na profissão, fizemos um conteúdo excelente sobre a graduação em Enfermagem e tudo que você precisa saber sobre esse curso superior. Confira: como é o curso de Enfermagem? Tudo sobre a graduação!

Como é o curso de Enfermagem?  Tudo sobre a graduação!

Tags: papel do enfermeiro

Posts Relacionados

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news