Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

Qualificação profissional: 8 dicas de aproveitar a faculdade

Por FPS

Enfrentar os quatro ou cinco anos de universidade não se trata apenas de conciliar aulas com horas de estudo para obter o diploma. Mais do que isso, trata-se de conseguir aproveitar ao máximo o tempo na instituição para se lançar no mercado profissional com certas garantias de sucesso.

A faculdade é um universo de possibilidades para obter a melhor qualificação profissional possível, caso o estudante saiba aproveitar bem as oportunidades. Por isso, no post de hoje trazemos dicas de como aproveitar melhor os estudos durante o curso de graduação para, assim, entrar para o mercado de trabalho com capacidade competitiva.

 

O que é qualificação profissional?

A qualificação profissional descreve um conjunto de padrões de competências relevantes para o emprego, que podem ser adquiridos por meio de treinamento modular ou outros tipos de treinamento e através de experiência de trabalho.

A competência, por sua vez, é definida como: o conjunto de conhecimentos e habilidades que permitem o exercício da atividade profissional de acordo com as exigências da oportunidade de trabalho.

Este conjunto de competências profissionais (conhecimentos e aptidões) permite-nos responder a ocupações relevantes, com valor e reconhecimento no mercado de trabalho.

 

A oportunidade inegável de ser estudante

A formação acadêmica e os cursos de pós compõem conjuntos de conhecimentos adquiridos, sendo ferramentas que o ajudarão a consolidar as competências que possui. Todos os estudantes universitários devem ter clareza de que podem transformar seu status de estudante em uma excelente ferramenta para se tornarem um talento atraente para as empresas. Quer saber como  se qualificar profissionalmente na universidade? Confira a seguir!

Veja também:

1. Faça práticas acadêmicas

Aproveite as parcerias que a sua faculdade possui com outras organizações ou procure por elas por conta própria. Acumular essas experiências profissionais proporciona não só conhecimentos que não são adquiridos em sala de aula, mas também agrega valor e serve para começar a construir e expandir a sua rede de contatos.

 

2. O valor de outros tipos de experiências profissionais

Além dos estágios universitários na área da saúde, é aconselhável adquirir outros tipos de experiências de trabalho. Acredite ou não, os empregos temporários típicos que os alunos desempenham nos finais de semana ou nas férias servem para desenvolver algumas habilidades necessárias para seu futuro como profissional de saúde.FPS_CTA_Banner_Guia_FPS-como_controlar_ansiedade_focar_nos_estudos

 

3. A programação de eventos da sua universidade é essencial

Muitas vezes, as oportunidades de desenvolvimento profissional vêm através de programas e eventos culturais organizados pelas próprias universidades. 

Conferências, seminários, feiras de talentos ou workshops, entre outros, podem ser muito úteis para os alunos. Servem para descobrir as tendências do mercado de trabalho e oferecem a possibilidade de conhecer lideranças dos setores profissionais para os quais estão sendo formados. 

A participação nessas atividades permite, em muitos casos, ter acesso a pessoas com grandes atuações no mundo dos negócios. Tais profissionais fazem apresentações e dedicam alguns minutos para falar sobre si mesmos e seus projetos de trabalho, de forma envolvente e apaixonante.

 

4. Viva e aprenda

Outra forma muito interessante de networking na faculdade é se inserir nos diferentes grupos que compõem o ecossistema universitário, como associações de estudantes, clubes esportivos ou culturais, etc. 

A participação nessas atividades permite-lhe conhecer pessoas que se encontram em formação em outras disciplinas profissionais, que possuem outras sensibilidades Assim, você pode trocar conhecimentos e experiências enriquecedoras para o desenvolvimento da sua futura carreira profissional. 

Além disso, é sempre possível formar redes de apoio com outros alunos em momentos tão importantes como a procura de estágios universitários ou o primeiro emprego.

 

5. Além de suas fronteiras

As experiências internacionais também servem para melhorar as perspectivas de carreira dos estudantes universitários. Programas de intercâmbio  proporcionam aos seus participantes uma mais-valia inegável, para além do conhecimento de línguas. São experiências que lhes permitem desenvolver competências que as empresas exigem cada vez mais de uma qualificação profissional.

Conheça os nossos cursos

6. Aproveite os recursos profissionais de sua universidade

Os serviços de orientação profissional são altamente recomendados para acessar estágios universitários e aprender coisas úteis no mercado de trabalho, como elaborar um bom currículo ou se preparar para uma entrevista de emprego.

 

7. A experiência dos egressos

O contato com ex-alunos enriquece a vida universitária. Os recém-formados podem passar a experiência sobre o que você irá enfrentar no futuro imediato que o espera após o término dos estudos. Com os mais veteranos, você encontra referências importantes e até mesmo contatos valiosos com vistas a oportunidades de desenvolvimento profissional.

 

8. E por que não criar suas próprias oportunidades de carreira?

Na era da digitalização e das novas tecnologias, é mais fácil do que nunca ser estudante e, ao mesmo tempo, empresário, gerando assim suas próprias práticas universitárias. 

Basta lembrar que algumas das maiores empresas do mundo - Yahoo, Microsoft ou Facebook - nasceram em campus universitários. Esses empreendimentos podem ou não ser bem-sucedidos, mas o que está claro é que eles fornecem habilidades muito úteis para o seu futuro profissional, como liderança, gerenciamento de tempo e networking.

Aproveitar todas as atividades universitárias permite ao aluno aprender a se relacionar com os outros, a se comprometer com uma tarefa, a trabalhar em equipe e a buscar um resultado. 

Dessa forma, aos poucos, você se tornará um profissional melhor. Pode ser não apenas uma boa forma de se formar acadêmica e pessoalmente, mas também funcionar como uma oportunidade de melhorar sua qualificação profissional.

Agora que você já sabe como aproveitar a faculdade para se qualificar profissionalmente, leia nosso guia "Mercado de trabalho na área da saúde: um guia de tendências!"

FPS_CTA_Mercado_de_trabalho_na_area_da_saud

Tags: qualificação profissional

Posts Relacionados

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news