Saiba quanto custa um curso de Medicina e como escolher!

A princípio, considerado um dos mais longos e difíceis cursos de graduação, a medicina provoca ampla concorrência em seus vestibulares todos os anos. Porém, mesmo com tantos interessados, ainda existem dúvidas sobre o assunto, e, talvez, a mais famosa seja: quanto custa um curso de Medicina?Por isso, abordaremos esse assunto no post a seguir e vamos compreender a importância de se analisar o custo-benefício de cada instituição.

Leia até o fim e entenda tudo sobre o curso de Medicina!

O que é a medicina?

Em primeiro lugar, antes mesmo de falarmos sobre o curso, é necessário que você compreenda, de maneira resumida, o que é a medicina.

Sendo assim, podemos defini-la como a ciência que estuda a saúde como um todo. É por meio dela que acontece a prevenção, o tratamento e a cura de doenças do corpo humano.

• Confira tudo que você precisa saber sobre o curso de Medicina antes de tomar a sua decisão!

Medicina
De modo geral, quem escolher seguir essa profissão terá a saúde humana como seu objeto de estudo e a preservação da qualidade de vida de seus pacientes como seu principal objetivo. Porém, além de solicitar exames, prescrever medicamentos, realizar diagnósticos e fazer cirurgias, o médico deve, também, saber ouvir, compreender e acolher seus pacientes em momentos de sofrimento.

Como é o curso de Medicina?

Como vimos, medicina é a profissão que estuda o corpo humano em sua totalidade. Desse modo, a grade curricular do curso deve abordar módulos teóricos e práticos que busquem compreender o seu funcionamento e investigar qualquer transtorno, patologia ou condição que possa alterar o desempenho do organismo e prejudicar o bem-estar.

Nesse sentido, o aluno deve passar por diversos ciclos com diferentes abordagens a fim de adquirir conhecimentos sólidos e autonomia para atuar profissionalmente. De modo geral, a grande maioria das instituições de ensino dividem a graduação em medicina em 3 ciclos principais:

• Ciclo pré-clínico: acontece durante os 2 primeiros anos do curso e é responsável por introduzir o aluno ao mundo da medicina.
  • Ciclo clínico: durante o terceiro e quarto ano da faculdade os alunos já estão familiarizados com o contato com pacientes e as aulas práticas ganham mais espaço.
  • Internato: último ciclo da graduação, pertencente ao quinto e sexto ano, é composto por estágios obrigatórios em diversas áreas de atuação. Nesse período, os alunos estão preparados para atuar em hospitais, acompanhando pacientes e realizando atendimentos sob supervisão da equipe médica.

Por outro lado, a Faculdade Pernambucana de Saúde possui o grande diferencial de introduzir seus alunos ao universo da prática desde o início do curso, por meio de aulas, atividades e projetos de extensão. A grade curricular da graduação Medicina desta instituição se fundamenta em 4 eixos, a fim de desenvolver diferentes habilidades:

• Introdução ao estudo da Medicina
  • Habilidades e atitudes
  • Temas transversais
  • Estágio curricular supervisionado

A graduação em Medicina na FPS é disponibilizada de modo presencial, em período integral e com duração de 6 anos (12 semestres).

Ao fim desse período, o estudante poderá conseguir sua formação em Medicina, podendo se registrar no Conselho Regional de Medicina do seu estado e atuar como clínico geral. Por outro lado, há uma tendência muito grande entre os formados de realizar uma residência médica especializada após a conclusão do curso, semelhante a uma pós-graduação, que deve ter duração mínima de 2 anos.

Quanto custa um curso de Medicina?

Atualmente, o vestibular para Medicina é o mais concorrido do Brasil, fazendo com que diversos estudantes se dediquem em cursinhos pré-vestibulares para conseguir ingressar nos melhores cursos.

Por mais que existam universidades públicas que oferecem essa graduação, muitos estudantes ainda sonham em ingressar em certas faculdades privadas devido a melhor infraestrutura e o grande sucesso na formação de profissionais. Porém, quanto é a mensalidade de Medicina em uma instituição particular?

Assim como em qualquer outra graduação, o preço da faculdade de Medicina pode variar entre instituições e, principalmente, de acordo com a cidade ou estado em que está sendo disponibilizada. No Brasil, os preços das mensalidades podem variar entre R$ 4.000,00 e R$ 10.000,00 e, desse modo, pela grande diferença de valores, o estudante deve se informar sobre os benefícios que a instituição escolhida proporcionará e quais os meios que serão utilizados para que sua formação seja concluída com excelência.

Nesse sentido, podemos destacar a Faculdade Pernambucana de Saúde como uma instituição com ótimos benefícios, além de, em 2021, possuir o menor valor do curso de Medicina em Recife e região.

A FPS possui um corpo docente altamente qualificado e conta com laboratórios especializados para que a experiência de seus alunos seja completa e obtenha um aprendizado consistente.

Criada em 2005, um dos grandes diferenciais dessa instituição é a disponibilização do IMIP (Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira), maior complexo hospitalar de ensino do Norte-Nordeste. Por meio dele, é possível que os estudantes de Medicina tenham contato com o campo de prática desde o começo da graduação, além de auxiliar os componentes já presentes em sua grade curricular 1 e a matriz 2.