Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

Tudo sobre Enem: As 8 maiores dúvidas sobre o exame

Por FPS

À primeira vista, o exame pode parecer um grande pesadelo para quem está prestes a passar por ele. Porém, é por meio do Enem que a maioria das pessoas realiza o sonho de ingressar em uma instituição de ensino.Dessa forma, para que esse momento seja mais tranquilo, no texto a seguir, vamos abordar tudo sobre Enem e compreender as principais dúvidas que existem sobre esse assunto. 

Afinal, o que é o Enem? Continue a leitura e descubra!

Sobre o Enem!

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  O objetivo primeiro era, por meio do Enem, acompanhar a qualidade de ensino no Brasil.

Em 2004, tornou-se uma ferramenta de ingresso à educação superior, substituindo o vestibular em diversas instituições. 

Além disso, o Enem também é responsável por contemplar muitos estudantes com bolsa de estudo parcial ou integral. Desse mesmo modo, possibilita que diversos alunos tenham acesso a instituições particulares por meio de programas de financiamentos estudantis

Como resultado, em 2010, foi eleito o maior e mais completo exame nacional do Brasil, porém, até hoje, existem dúvidas sobre o assunto. Vamos esclarecê-las?

Enem

Veja também:

1. Quem pode fazer o Enem? 

A prova pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha concluído o terceiro ano do Ensino Médio ou que concluirá no ano de realização do exame. 

Por ter se tornado a maior prova de admissão do Brasil, o Enem é procurado por diversas pessoas de várias faixas etárias interessadas em ingressar em uma instituição de ensino superior.

Além disso, alunos que ainda estão no primeiro ou segundo ano do Ensino Médio podem realizar a prova como “treineiros”, visando a uma melhor preparação para a prova e um melhor resultado após sua formação do Ensino Médio. 

É importante destacar que essa prova é acessível a pessoas com deficiências ou que necessitam de recursos especiais. Para esses casos, é possível encontrar, no site do Enem, informações importantes.

Newsletter_Banner

2. Como realizar a inscrição do Enem?

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, de forma anual. Sendo assim, é importante ficar atento às datas e prazos. De modo geral, a inscrição é realizada de maneira simples.

Após acessar o site do Inep, o candidato deverá preencher uma ficha com alguns dados pessoais, como nome, CPF, RG e endereço. 

Nos passos seguintes, deverá ser informada a cidade onde realizará a prova, qual a preferência para língua estrangeira (espanhol ou inglês) e se necessita de atendimento especializado, como libras e provas ampliadas ou super ampliadas. 

Após preencher todos os itens, o candidato fornecerá uma senha para acessar o seu cadastro, e será por meio dela que poderá consultar as informações disponibilizadas.  

3. Quem pode pedir a isenção da taxa de inscrição? 

A princípio, existem 3 grupos que podem solicitar a isenção dessa taxa:

  • Quem está cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escola pública;
  • Quem cursou todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, além de ter renda per capita igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda cadastrada no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

A isenção é feita no final da inscrição, e em caso de negação, a decisão pode ser recorrida. Por isso, é muito importante acompanhar a inscrição do Enem.  

Conheça os nossos cursos

4. Onde será realizada a prova? O que devo levar?

Utilizando a senha escolhida no cadastro, o candidato poderá acompanhar a inscrição do Enem e ter acesso ao Cartão de Confirmação, que é disponibilizado algumas semanas antes da prova. 

Dessa forma, será possível consultar o local da prova, horários e demais informações importantes.

No dia do exame, deverá ser levado um documento original com foto e caneta esferográfica preta fabricada em material transparente. Antes de entrar na sala de aplicação, será disponibilizado um envelope porta-objetos para que sejam guardados todos aqueles itens que não poderão ser acessados durante a prova. 

Por último, também é permitido que o candidato leve água (em garrafa transparente e sem rótulo) e pequenas opções de lanches (ainda lacrados ou em embalagens transparentes) para consumir durante a prova.

5. Como funciona a prova? 

A prova do Enem é realizada em dois domingos consecutivos, totalizando 90 questões de múltipla escolha e uma redação de 30 linhas. Desse modo, a divisão das provas acontece da seguinte forma:

  • 1º dia: Linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; redação. 
    • Tempo de prova: 5 horas e 30 minutos.
  • 2º dia: Ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias.
    • Tempo de prova: 5 horas.

6. Enem digital. Como funciona?

Da mesma forma que as provas impressas, o Enem digital é realizado em dois domingos consecutivos, seguindo as mesmas datas e horários da prova tradicional. 

Ao contrário do que muitos pensam, as provas digitais são realizadas em locais previamente estabelecidos pelo Inep. Ou seja, nada de realizar a prova em casa!

A diferença que podemos destacar é que a prova realizada no computador não dependerá das folhas impressas, adequando-se aos tempos atuais e diminuindo a utilização de papéis. Por outro lado, a redação do Enem ainda permanecerá manuscrita, não sendo possível realizar de maneira digital. 

Em 2021, foram disponibilizadas 101.100 vagas para o Enem digital, e o candidato que optar por essa versão deverá selecionar esse item na hora de sua inscrição.

7. Como tenho acesso ao resultado da prova?

Os gabaritos oficiais costumam ser divulgados até o terceiro dia útil após a realização da última prova. Posteriormente, em data preestabelecida, o candidato poderá ter acesso ao seu resultado individual acessando a página do participante utilizando a sua senha cadastrada.

8. Como me inscrever nas instituições de ensino utilizando o Enem? 

Existem maneiras de utilizar o Enem para ingressar em uma instituição de ensino superior. Aqui, vamos destacar 3 delas:

  • Sisu (Sistema de Seleção Unificada): utilizado para ingressar em instituições públicas. Com inscrições abertas 2 vezes por ano, o candidato deverá se cadastrar de maneira online e poderá optar por duas opções de curso. 
  • Prouni (Programa Universidade para Todos): responsável por disponibilizar bolsas integrais ou parciais para instituições privadas. Com inscrições abertas 2 vezes por ano, o candidato interessado deve comprovar sua renda e realizar seu cadastro de maneira online. 
  • Ingresso direto: algumas instituições privadas aceitam a nota do Enem como substituição de seus vestibulares. 

É importante que o candidato se informe quanto à data do resultado oficial do Enem e fique atento aos prazos para os programas de ingresso. 

Por fim, agora que compreendemos tudo sobre Enem, podemos concluir que esse exame é de extrema importância para quem deseja ingressar em uma instituição de ensino superior. É necessário que o candidato se prepare adequadamente para o exame, fique atento às datas informadas e respeite as normas estabelecidas. 

Se você pretende se graduar na área da saúde, acesse Como ingressar na área da saúde? Um guia preparatório e saiba qual a melhor forma de se preparar!

Como-ingressar-na-area-da-saude

 

Tags: tudo sobre enem

Posts Relacionados

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news