Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

Quais são as profissões na área da saúde que estão em alta?

Por FPS

As profissões na área de saúde necessitam de bons especialistas, basta observar o atual cenário nas redes sociais, portais de notícias, rádio, televisão e tantos outros meios de comunicação. A necessidade é tamanha que há estimativas pouco favoráveis para o futuro.De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), faltarão mais de 18 milhões de profissionais de saúde até 2030 em todo o mundo!

São diversos os fatores que levam à necessidade de mais profissionais, como o surgimento de novas e  doenças mais letais, o sedentarismo, maus hábitos alimentares, os efeitos do home office e do novo estilo de vida das pessoas, que nem sempre é muito saudável.

Por outro lado, há boas notícias quando se pensa em por que atuar na área de saúde. O rápido crescimento da população de idosos, que hoje ultrapassa 39 milhões de pessoas, demanda mais enfermeiros, geriatras, fisioterapeutas, nutricionistas e tantos outros profissionais que se especializem na saúde dos idosos.

O avanço da tecnologia na medicina também carece de bons pesquisadores e pessoas dedicadas ao ensino universitário, afinal, profissionais do ramo de saúde podem transitar por variados caminhos.

Afinal, qual área da saúde escolher para sua carreira? Será mesmo preciso fazer um teste vocacional? Se você está em busca de encontrar um curso que tenha a ver com o seu perfil, confira este artigo e conheça agora as profissões na área da saúde que estão em alta!

Boa leitura!

 

1. Enfermagem

Uma das profissões mais antigas da humanidade, a Enfermagem é uma carreira bastante reconhecida na área da saúde. É de suma importância para a população, uma vez que o enfermeiro é um dos principais responsáveis por promover a saúde individual e coletiva, seja por meio da assistência ou das orientações aos pacientes.

O profissional de Enfermagem tem a função de atender aos pacientes com ética e um olhar humanizado, visando à prevenção de doenças, bem como à promoção e à recuperação da saúde. Seu trabalho envolve uma equipe multidisciplinar, ao lado de outros profissionais, como médicos e nutricionistas.

Na prática, o enfermeiro participa dos processos de atendimento, como a triagem e o preparo para exames. Além disso, seu trabalho pode consistir na coordenação de equipes de técnicos e auxiliares do ramo.

2. Fisioterapia

Com foco nos movimentos do corpo humano, a Fisioterapia está entre as profissões na área da saúde que mais se destacam. Quem se forma nesse curso trabalha na prevenção, diagnóstico e tratamento de disfunções do organismo.

As alterações costumam ser provocadas por acidentes, má-formação genética ou vícios de postura, logo, o fisioterapeuta deve atuar com total empatia diante de situações potencialmente delicadas.

O mercado de trabalho da área da saúde dispõe de muitas opções para pessoas graduadas em Fisioterapia. Além da tradicional fisioterapia clínica, presente em hospitais, consultórios, centros de reabilitação e outros, também é possível trabalhar na indústria de equipamentos associados ao ramo, no segmento esportivo e na acupuntura.

 

3. Farmácia

O cuidado farmacêutico está atrelado às demais assistências médicas, visto que o profissional aplica seu saber científico sobre medicamentos em função da promoção, manutenção e recuperação da saúde humana.

O mercado de saúde para quem se forma em Farmácia é extenso, assim como os demais já citados. O farmacêutico pode trabalhar em programas de saúde pública, vigilância sanitária, drogarias, manipulação e indústria de medicamentos.

Também é possível atuar em serviços hospitalares: farmácia clínica, manipulação de quimioterápicos, assistência farmacêutica, e muitos outros.

Veja também:

 

4. Medicina

A Medicina é a categoria mais reconhecida entre as profissões na área da saúde, tanto pela alta remuneração quanto pela sua importância na sociedade. Médicos lidam diretamente com a investigação e diagnóstico de doenças e, no dia a dia, desempenham funções como solicitação de exames, prescrição de remédios e cirurgias.

Seus possíveis campos de atuação são: hospitais, com assistência diária ou urgência e emergência; postos de saúde; clínicas e consultórios de planos de saúde; saúde pública, com estratégias de saúde da família, e assim por diante.

FPS_CTA_Banner_Como-ingressar-na-area-da-saude

5. Nutrição

Boa alimentação e vida saudável são dois aspectos que caminham de mãos dadas. É por isso que a Nutrição compõe a lista de profissões da área da saúde de maior relevância. O profissional desse ramo é encarregado de analisar a relação do ser humano com a alimentação e seus efeitos no estado de saúde.

Pode-se trabalhar na atenção às necessidades nutricionais individualizadas ou no planejamento de programas alimentares coletivos.

As possibilidades de trabalho para os nutricionistas são amplas, pois existem diversas áreas de atuação:

  • Clínicas e consultórios;
  • Escolas e creches;
  • Refeitórios institucionais;
  • Órgãos públicos;
  • Indústria alimentícia;
  • Nutrição esportiva e outros.

 

6. Odontologia

O nome dado a quem se forma em um curso de Odontologia é cirurgião-dentista. O profissional é encarregado pelos cuidados com a saúde bucal dos pacientes, avaliando desde aspectos estéticos até alterações que possam prejudicar a qualidade do sono, como o bruxismo, por exemplo.

Seus objetos de análise e cuidados são os dentes, a gengiva, a língua e as bochechas. O profissional pode realizar exames, extrações, procedimentos cirúrgicos, implantes, tratar doenças e receitar medicações, a depender de sua especialização.

Inclusive, recentemente foi determinado que o cirurgião-dentista pode trabalhar com inovações estéticas, como harmonização orofacial e facetas de porcelana.

É uma área com muitas possibilidades de atuação, entre elas, consultórios particulares, serviço público e hospitais, até mesmo na emergência em caso de acidentes.

 

7. Psicologia

As condições mentais da população são uma pauta crescente atualmente, mirando os holofotes para o campo da Psicologia. É a ciência que estuda a mente e os comportamentos humanos, conferindo ao psicólogo o papel de prevenir enfermidades e cuidar da saúde psicológica.

Visando o bem-estar dos pacientes, o psicólogo auxilia o indivíduo através da escuta, observação e reflexão, sempre vinculando noções teóricas e práticas com a conduta ética. O mercado de saúde é amplo e não seria diferente para esses profissionais.

Psicólogos têm opções de atuação em: clínicas, hospitais, escolas, comunidades, emergências, bem como suporte jurídico, social, ambiental, organizacional, esportivo e no trânsito.

 

8. Educação Física

A Educação Física também está entre as profissões na área da saúde que estão em alta, afinal, a prática de atividades sob orientação de uma pessoa qualificada tem tudo a ver com a manutenção da saúde.

A atuação do profissional de Educação Física no contexto da saúde consiste na formação de equipes multidisciplinares com objetivo de promover a saúde, prevenindo e tratando doenças. As principais enfermidades desenvolvidas pela ausência de exercícios físicos – e que o educador físico pode ajudar a combater –  são hipertensão, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica.

Quem deseja ingressar nessa área específica poderá trabalhar promovendo atividades no Sistema Único de Saúde (SUS) e na atenção básica, como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), além das tradicionais academias e clubes esportivos.

Conheça os nossos cursos

 

Como são os cursos?

Não dá para falar das mais relevantes profissões da área da saúde sem citar os cursos de graduação responsáveis pela formação dos especialistas, não é mesmo?!

Entre as oito carreiras que mencionamos, a que demanda mais tempo de estudo é a de Medicina, com duração mínima de 6 anos. As demais graduações costumam levar 4 ou 5 anos para serem concluídas.

É necessário recordar, ainda, que a maioria dos cursos fornecem diploma na modalidade Bacharelado, com exceção da Educação Física, que tem a opção de Licenciatura também. Apesar disso, a faculdade pode disponibilizar oportunidades de pós-graduação no campo da docência acadêmica.

Em um curso do ramo da saúde, é fundamental que a teoria esteja associada à prática e à pesquisa, com a finalidade de formar profissionais aptos a ingressar no mercado de trabalho. Esses fatores dependem da metodologia de ensino e da infraestrutura que a instituição oferece.

Além de escolher o curso ideal para você, escolha também a melhor Faculdade de Saúde para sua graduação!

E se você quiser aprofundar no assunto das profissões da área da saúde, confira este material super completo que nós preparamos: Mercado de trabalho na área da saúde: um guia de tendências!

FPS_CTA_Mercado_de_trabalho_na_area_da_saud

 

Tags: profissões na área da saúde

Posts Relacionados

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news