Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

Como é o curso de Psicologia? Tudo sobre a graduação!

Por FPS

Como é o curso de Psicologia? A princípio, podemos dizer que a psicologia é uma área muito interessante pertencente às ciências humanas. Por ser responsável por analisar a mente, a personalidade e o comportamento humano, ela se torna desafiadora e surpreendente, necessitando de muito estudo. No post a seguir, vamos descobrir tudo sobre a faculdade de Psicologia e quais pontos devem ser analisados para escolher a melhor instituição. 

Se você se interessa pela área e quer estudar psicologia, continue a leitura agora mesmo e saiba mais sobre o curso!

E-book de PsicologiaO que aprender no curso de Psicologia? 

Por definição, a psicologia é a ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano. Quem se forma nessa graduação é responsável por diagnosticar, prevenir e tratar distúrbios e fenômenos mentais a fim de encontrar o equilíbrio emocional.

Sua origem etimológica é grega, em que psique significa “alma” e logia significa “estudo”. Podemos dizer que esse “estudo da alma” originou-se com a filosofia e era de sua responsabilidade até meados do século XIX. A psicologia como conhecemos atualmente teve seus principais avanços nos últimos 150 anos, o que a torna uma área relativamente recente, porém de grande importância.

Em síntese, o profissional é capaz de investigar o que provoca, sustenta e finaliza os processos mentais, buscando o autoconhecimento de seu paciente e tornando-o lúcido desses processos.

Todos esses pontos são analisados e diagnosticados utilizando-se a observação, a escuta e a reflexão propiciadas pelo contato direto com o paciente. É importante que o profissional saiba analisar as relações do corpo e da mente de forma conjunta e que entenda o indivíduo como uma unidade.

Como é a faculdade de Psicologia?

Para uma melhor compreensão do que se aprende no curso de Psicologia e quais são as suas características, é importante destacar que cada instituição é responsável por oferecer a graduação da maneira que considerar mais adequada, desde que obedeça alguns requisitos obrigatórios presentes nas Diretrizes Curriculares do MEC.

Nesse sentido, todas as instituições disponibilizam a grade curricular de suas graduações, de modo que os interessados consultem os temas abordados ao longo do curso, considerando que será por intervenção dessa matriz que seu caminho acadêmico e sua base profissional serão construídos. 

Leia também

Na Faculdade Pernambucana de Saúde, existem 4 eixos principais que norteiam a base pedagógica e estão presentes em todos os períodos do curso. São eles:

  • ética do desejo e da responsabilidade; 
  • desenvolvimento e comportamento humano;
  • dinâmica e relações humanas;
  • a constituição da subjetividade: o sujeito, o seu meio e a cultura.

Além disso, a FPS possui uma matriz curricular que abrange atividades práticas desde o início da graduação, proporcionando uma formação diferenciada e relacionando, em todos os períodos, habilidades, conhecimentos e atitudes.

Um dos grandes diferenciais dessa faculdade de Psicologia em Recife é a utilização da metodologia de ensino ABP — Aprendizagem Baseada em Problemas — capaz de aumentar a responsabilidade do estudante, possibilitando uma aprendizagem ativa e contribuindo para que o conhecimento circule entre os alunos. A educação é centrada no estudante e desencadeada por meio de ambientes ou cenários facilitadores e casos captados da comunidade.

De maneira geral, a graduação de Psicologia tem como foco formar profissionais que buscam a saúde e o bem-estar do indivíduo e de sua coletividade. Na Faculdade Pernambucana de Saúde, esses conhecimentos são adquiridos por meio de aulas teóricas e atividades práticas realizadas semanalmente com acesso a laboratórios específicos.

FPS_CTA_Banner_Quais_as_formas_de_financiamento_estudantil_Um_guia_da_FPS

Mas afinal, quanto tempo dura a faculdade de Psicologia? 

A FPS oferece a graduação presencial no período matutino (manhã) com duração de 4 anos, compreendendo 8 semestres onde cada um abrange 4 módulos.

Do 1º ao 6º semestre os alunos serão expostos a estágios básicos, proporcionando um conhecimento geral das bases de diversos assuntos e favorecendo a integração e inserção.

Nos dois últimos semestres (7º e 8º), serão realizados Estágios Curriculares Obrigatórios, construindo habilidades a partir da realidade profissional.

Ao questionarmos quanto custa o curso de Psicologia, devemos, em primeiro lugar, analisar as vantagens que a instituição oferece para que a formação do profissional seja feita com excelência.

Nesse sentido, podemos dizer que o aluno inserido no campo da prática desde o início da graduação e com a possibilidade de ser acompanhado por profissionais altamente competentes terá uma formação extremamente qualificada.

Todos esses fatores estão presentes na Faculdade Pernambucana de Saúde. Além disso, podemos destacar o fato de as turmas terem número de alunos reduzido e acesso ao Hospital Ensino IMIP, maior complexo hospital-escola da região, proporcionando diferentes experiências e aprendizados nos diversos cenários da prática profissional.

Psicologia: em que área é possível atuar?

O profissional pode trabalhar em diversos locais com diferentes focos. Algumas áreas possíveis são:

  • social;
  • educacional;
  • orientação profissional;
  • hospitalar;
  • organizacional;
  • neuropsicológica;
  • trânsito;
  • marketing e comunicação; 
  • esportiva; 
  • jurídica; 
  • estudo de comportamento.

Devido à pandemia da COVID-19, muitos psicólogos têm optado por continuar seus atendimentos por meio da internet, evitando o contato direto com seus pacientes. Essa já é uma prática permitida pelas resoluções do CFP (Conselho Federal de Psicologia) nº 011/2018 e nº004/2020. 

De modo geral, o mercado de trabalho é muito vasto para esses profissionais, conseguindo, por meio da sua área de atuação, o retorno do investimento feito em sua graduação. 

Por fim, agora que está claro o que esperar da faculdade de Psicologia, destacamos, também, que a dedicação do aluno é fundamental para a sua formação e que os estudos devem continuar durante toda sua carreira.

A instituição escolhida terá grande peso na sua preparação profissional, por isso, a Faculdade Pernambucana de Saúde se preocupa com a capacitação do estudante, tornando-se uma excelente opção para quem escolhe o curso de Psicologia.

Faça agora mesmo a sua inscrição na Faculdade Pernambucana de Saúde e tenha acesso a todos os benefícios que essa instituição pode oferecer! 

Inscreva-se agora!

Tags: curso de psicologia

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news