Whatsapp

Receba nossas novidades!

leia

Como estudar na faculdade? Dicas para estudar sem estresse!

Por FPS

“Passei na faculdade de saúde e vou ter que encarar Bioquímica, Imunologia, Biofísica, Cálculo, Genética…” Pois é! Essas são apenas algumas das disciplinas que podem tornar a vida dos estudantes de Medicina muito estressante. Sim, o estresse faz parte da vida acadêmica, e como, muitas vezes, é impossível evitá-lo, a solução é aprender a controlá-lo.

O estudante da área da saúde precisa escolher se permitirá que esse estresse o domine e o afete negativamente ou se, ao contrário, fará disso um gatilho para melhorar seus estudos.

Aqui, mostraremos algumas dicas de como estudar na faculdade para garantir que o estresse acadêmico não o bloqueie e não impeça o seu progresso.

 

Positividade acima de tudo

A positividade é algo essencial; sem ela, estamos perdidos. Estudantes universitários devem estar cientes de que precisam se dedicar muito. Assim, devem estar dispostos a fazer alguns "sacrifícios" em outras áreas de suas vidas para alcançar bons resultados. Não é uma tarefa fácil, mas não ajuda se deixar levar por pensamentos negativos e derrotistas.

De acordo com Kelly McGonigal, psicóloga e palestrante da Universidade de Stanford, é mais positivo que os alunos aceitem o estresse do que tentem eliminá-lo completamente. Dessa forma, conseguem enfrentar algumas situações com maior positividade, pois passam a considerá-las como um desafio a ser superado. 

Se conseguirem lidar com esse estresse, isso lhes dará a energia e a tenacidade necessárias para progredir, o que, por sua vez, permitirá que prossigam em seus estudos. Quando uma pessoa trabalha, ela é constante e quer, realmente, aprimorar-se, e o nervosismo pode estar aí, e é claro que está! Mas ela aprende a controlá-lo e a focar essa ansiedade nos estudos.

Veja também:

Não às distrações

Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp... Essas e muitas outras redes sociais fazem parte da vida do aluno e do seu dia a dia. Hoje, é praticamente impensável que um jovem não tenha perfil em alguma dessas redes sociais. O importante é que saibam ordenar as prioridades na hora do estudo.

O aluno deve treinar sua mente para se concentrar na tarefa que precisa executar em determinado momento, reconhecendo e eliminando as distrações que o impedem de estudar. Caso não seja possível eliminar as distrações da sua rotina, o estudante também pode tentar aprender a lidar com elas.

Quer obter bons resultados? É sua obrigação ser responsável ao organizar o seu tempo e usá-lo de forma eficaz. Pode ser difícil isolar-se enquanto estuda, pois tudo que antes não era importante passa a ser, e qualquer coisa é sempre mais interessante do que estudar, até mesmo arrumar o guarda-roupa! 

Manter os objetivos em mente pode ajudar o aluno a se concentrar na tarefa em questão.

CTA_Newsletter_Banner

Faça pausas regularmente e se organize

Embora seja uma fase da sua vida em que precisa dar o seu melhor, é muito importante saber organizar as horas de estudo para não se sobrecarregar. 

Assim como as distrações devem ser evitadas, também é essencial saber quando descansar dos estudos e fazer outras atividades que não envolvam livros e cadernos. 

Além disso, é fundamental organizar o material de estudo e as horas que você vai investir. Para isso, uma dica é estudar em blocos de uma hora com 10 minutos de descanso. 

 

Use suas próprias anotações

Embora, para muitos, isso possa parecer insignificante, pode ser seu maior aliado. Por meio das anotações feitas em aula, você aprende a ouvir, pensar e escrever, pois é preciso estar atento às explicações do professor para extrair o que há de mais importante. 

O que você anota em seu caderno possui o essencial, as horas de estudo podem ser reduzidas e você terá uma base desde o primeiro momento. Seus resumos gravados nos cadernos lhe servirão para a realização de trabalhos e como revisão em época de prova.

 

Estude de forma planejada

Isso pode não parecer tão surpreendente, porém muitos estudantes ignoram os benefícios a longo prazo de criar um programa de estudo personalizado. Planejar-se para estudar de acordo com o seu calendário de provas pode melhorar significativamente o seu desempenho acadêmico. Eis uma dica nossa dos passos a seguir para desenvolver um plano de estudo eficaz:

  • comece a organizá-lo desde o primeiro dia;
  • avalie o tempo que você tem;
  • estabeleça prioridades;
  • selecione a forma mais adequada de estudar;
  • siga o plano estabelecido.

Se dê ao desfrute do lazer

Os cursos de graduação na área da saúde são realmente difíceis, o aluno precisa se esforçar muito para ser um bom profissional no futuro, afinal, ele lidará com vidas! 

Porém, se o estudante não cuidar da sua mente e do seu corpo durante a faculdade, ele poderá não ter saúde (física e mental) para chegar à formatura. E todos sabemos que estudar demais causa estresse, ainda mais se ficarmos muito “alienados”. Ainda que esteja repassando a matéria, às vezes, é bom ouvir uma música relaxante para estudar.

Além disso, reservar um tempo para fazer alguma atividade de lazer pode ajudar o graduando da área da saúde a aliviar o estresse acadêmico e, ao mesmo tempo, cuidar da sua saúde. Nossas dicas são:

  • Não abra mão de um momento diário de atividades físicas, como natação, caminhada, corrida, algum esporte coletivo, relaxamento, yoga etc.;

  • Sabemos que é difícil, mas tente ler algum livro que não seja relacionado com a faculdade;

  • Faça uma playlist com músicas para estudar e relaxar;

  • Reserve um tempo para passeios, de preferência em locais que lhe transmitam paz ou lhe deem prazer. Tente isso, pelo menos, uma vez a cada quinzena.

Acredite! Nós sabemos que não tem como estudar na faculdade e evitar o estresse de cada dia. Porém, se você não mantiver a sua rotina acadêmica sob controle, haverá muito mais chances de se estressar. Mas seguindo as dicas que lhe demos ao longo deste post, você conseguirá ter um bom desempenho e preservar sua saúde física e mental durante a graduação.

Quer mais alguns conselhos para estudar sem estresse? Então, baixe o nosso Guia FPS: como controlar a ansiedade e focar no estudos?

FPS_CTA_Banner_Guia_FPS-como_controlar_ansiedade_focar_nos_estudos

 

Tags: como estudar na faculdade

Posts Relacionados

Assine a newsletter

Deixe seu e-mail aqui e te mandamos os melhores conteúdos direto na sua caixa de entrada!

news