O que estuda na faculdade de Fisioterapia? Descubra!

Você tem se empenhado nos estudos para o vestibular para ingressar em uma faculdade de Fisioterapia, mas ainda não conhece bem o curso?

Não se preocupe, pois, neste post, tem tudo o que você precisa saber sobre a graduação em Fisioterapia, o que se faz no curso, onde estudar e muito mais.

Acompanhe o conteúdo!

Os principais componentes curriculares (matérias) da faculdade de Fisioterapia

Vamos direto ao assunto, afinal, o que você realmente quer saber é o que se aprende na faculdade de Fisioterapia, certo?!

Bom, a grade curricular é composta por componentes curriculares (matérias) que englobam conhecimentos das ciências biológicas, conhecimentos humanos e sociais, biotecnológicos e fisioterapêuticos. Esses quatro eixos curriculares são determinados pela proposta de diretrizes do Ministério da Educação (MEC).

Veremos, adiante, cada um deles com mais detalhes. Antes, vamos citar alguns módulos (disciplinas) que, de modo geral, são abordadas no curso:

• Anatomia;
  • Ação dos Fármacos;
  • Biologia Celular e Molecular;
  • Controle Sensório Motor;
  • Desenvolvimento Humano;
  • Disfunções dos Órgãos e Sistemas;
  • Fisiologia Humana;
  • Fisioterapia aplicada a cada fase da vida;
  • Fisioterapia na Saúde da Mulher;
  • Fisioterapia do Exercício;
  • Fisioterapia Pélvica e Obstétrica;
  • Métodos e técnicas de avaliação;
  • Movimento do Corpo Humano;
  • Prótese e Órtese;
  • E outras.

A seguir, você entenderá um pouco mais sobre cada área temática da faculdade de Fisioterapia. Continue a leitura!

1. Ciências Biológicas e da Saúde

Entre os componentes curriculares (matérias) de fisioterapia presentes nesse eixo, estão incluídos conteúdos de bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, assim como da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos.

Estuda-se, ainda, o comportamento, a moralidade e a conduta humana no campo da ciência e da vida.

2. Ciências Sociais e Humanas

Promove a integração entre fatores psicossociais, filosóficos, culturais, antropológicos e epidemiológicos. A intenção é abordar a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos a partir da promoção da saúde vinculada a relações com o meio ambiente e relações sociais.

Ebook de Fisioterapia

3. Conhecimentos Biotecnológicos

É o estudo das inovações tecnológicas referentes à pesquisa e à prática fisioterapêutica. Permite acompanhar os avanços biotecnológicos de recursos utilizados no exercício da profissão.

4. Conhecimentos Fisioterapêuticos

Trata-se do desenvolvimento profissional propriamente dito. Esse eixo compreende tudo o que diz respeito à área de formação em Fisioterapia, incluindo fundamentação teórica, história do ramo, a ética e os aspectos metodológicos.

Além disso, aborda a função e a disfunção do movimento do corpo humano, os conhecimentos dos recursos semiológicos, diagnósticos, preventivos e terapêuticos.

Sabendo o que se estuda em fisioterapia, resta compreender quais possibilidades você poderá escolher para seguir em sua carreira, não é mesmo?! É o que discutiremos a seguir!